Semente de soja - plantio da soja - soja - produção de soja - produtor de soja - lavoura de soja - farming brasil

Plantabilidade da soja: dicas essenciais para garantir a lavoura perfeita

Confira um dossiê completo para avaliar o solo, regular as máquinas, capacitar o operador e plantar com qualidade

Quando cada semente de soja é depositada no solo, ali está traçado o destino da lavoura. É claro que o clima e outros fatores como a adubação e o manejo de pragas são essenciais e têm grande impacto durante a safra. No entanto, é durante a semeadura que o produtor bate o martelo da eficiência e descobre se a semente vai germinar ou não. “O plantio determina o potencial produtivo da lavoura. Depois disso, você só reduz as perdas que vão acontecer durante todo o ciclo”, diz Rogério Miyasawa, especialista de produto para plantio da New Holland.

 

Farming Brasil. Ano 1, edição 3.
Farming Brasil. Ano 1, edição 3.

Quando o produtor investe em plantabilidade, o resultado é gratificante: uma lavoura bem estabelecida, com espaçamento uniforme entre as plantas, evitando falhas e duplas. A soja se desenvolve com altura e maturação uniforme e com quantidade grãos por planta no mesmo patamar. Lá adiante, essa conjuntura se traduz em boa colheita.

 

Por outro lado, descuidos durante o plantio geram problemas que são incorrigíveis ao longo da safra e, com janelas de plantio cada vez mais curtas, a qualidade da semeadura fica em evidência. De acordo com especialistas, erros banais de manutenção do maquinário comprometem a produtividade da soja. “Qualquer operação agrícola depende do equipamento, das condições do ambiente e das habilidades de quem está operando a máquina”, diz Leandro Gimenez, professor doutor do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Especialistas alertam sobre os detalhes que influenciam na plantabilidade da oleaginosa.

 

5 dicas para melhorar a plantabilidade da soja

 

1 – Safra anterior

Cuidado com a colheita da safrinha de milho ou safras de inverno. Reduza as perdas e garanta que a palhada ou palhiço sejam distribuídos de forma o mais uniforme possível. Além disso, realize a dessecação das culturas com antecedência e de forma criteriosa.

 

2 – Plantadeira bem cuidada

Faça uma manutenção completa da máquina agrícola durante a entressafra, com uma boa limpeza, lubrificação e troca dos componentes desgastados.

 

3 – Solo e umidade

Avalie as condições do terreno para planejar o plantio. A regulagem da plantadeira deve ser adequada sempre que as condições do ambiente mudarem.

 

4 – Dosador de sementes

Compre sementes de qualidade e escolha o disco correto. Atenção para a limpeza dos componentes e regulagem. Adicione grafite para lubrificar as sementes.

 

5 – Análise de plantio

No início da operação, abra sulcos para a contagem das sementes e avalie se a distribuição está adequada. Faça um ajuste fino de regulagem da plantadeira. Capacite o operador para observar todos os alertas emitidos pela máquina e ser capaz de solucionar problemas em campo.

 

* Esse é um pequeno trecho da matéria publicada na terceira edição da revista Farming Brasil. Para conferir a reportagem completa, adquira a revista clicando aqui.

Conheça a revista Farming Brasil!

Farming Brasil. Ano 1, edição 3.
Farming Brasil. Ano 1, edição 3.

A terceira edição da revista Farming Brasil tem reportagem de capa sobre a plantabilidade da soja, com um dossiê completo para avaliar o solo, regular as plantadeiras, capacitar o operador da máquina e plantar com qualidade.

A revista conta também com um robusto especial sobre pecuária. A terceira edição apresenta tecnologias para as máquinas agrícolas, como os pneus radiais e as esteiras de borracha para colheitadeiras de grãos, sistemas de irrigação, tecnologia de aplicação de fertilizantes a taxa variável, energia solar e muito mais! Para adquirir a revista (R$ 14,90 + frete de R$ 6,50), clique aqui para enviar o seu pedido.

 

Cadastre-se para receber notícias gratuitamente da Farming Brasil por e-mail: sfagro.com.br/cadastro

Qual é a sua dúvida agronômica? Para pedir uma reportagem ao site SF Agro, clique aqui e envie uma mensagem para a equipe de jornalistas.

 

Leia mais