Oomiceto Phytophthora capsici

Novo causador de doenças preocupa produtores de morango

Após casos no Distrito Federal, pesquisadores identificaram o Phytophthora capsici como o responsável pelos prejuízos nas lavouras

O oomiceto Phytophthora capsici é um importante patógeno de hortaliças, causando grandes perdas em todo o mundo. Causa podridões de raízes, colo e de órgãos aéreos das plantas, principalmente os frutos. Segundo a Defesa Vegetal, é um fitopatógeno polífago (causa doenças em diversas espécies de plantas), amplamente distribuído no Brasil e de difícil controle.

 

Outras espécies de Phytophthora já foram relatadas atacando morango no Brasil e no mundo (P. fragariae, P. nicotianae e P. cactorum, por exemplo), mas, pela primeira vez, Phytophthora capsici causa podridão em frutos desta cultura sob condições naturais. Isso preocupa, pois além da gravidade do dano que a praga causa na plantação, o Distrito Federal, local onde foi relatada a ocorrência da doença é um dos principais produtores de morango no Brasil.

 

Contaminação em morangos

Produtores de morango (Fragaria × ananassa) da cidade de Brazlândia, no Distrito Federal, notaram frutos apresentando sintomas de podridão e mofo branco, semelhantes aos induzidos por espécies de Phytophthora. Com isso, pesquisadores da Embrapa Hortaliças fizeram análises laboratoriais para identificar o patógeno após o isolamento do microrganismo.

 

As características observadas foram: micélios cenocíticos, ausência de clamidósporos e esporângios piriformes papilados com pedicelos longos. Todos os isolados cresceram em meio V8 a 35ºC e apresentaram morfologia de acordo com as de P. capsici. Logo após, análises moleculares e filogenéticos confirmaram o diagnóstico.

 

De acordo com informações do projeto Defesa Vegetal, os pesquisadores atribuem a presença de P. capsici em plantação de morango à proximidade de campos de abóbora e pimentão afetados, servindo como fontes contínuas de inóculo. Consequentemente, ocorre um aumento da pressão de seleção para isolados patogênicos para a cultura do morango.

 

Leia mais:

Previsão do tempo: não vai parar de chover no Centro-Oeste

La Niña perde força e neutralidade climática deve beneficiar a safrinha

Empregos no campo: saiba como conquistar a vaga dos seus sonhos em 2017

Jardim rentável: agricultor lucra R$ 80 mil com mudas de plantas exóticas

Javali: controle do animal deve ser regularizado no Rio Grande do Sul

Agronegócio: 8 cursos para melhorar o currículo em 2017

Pecuária inteligente: abate em até dois anos com a tecnologia Boi 7.7.7

Piscicultura: tecnologia com bioflocos permite reúso de água por três anos

O sonho da pulverização de precisão se tornou realidade

 

Cadastre-se para receber notícias gratuitamente por e-mail: sfagro.com.br/cadastro

Qual é a sua dúvida agronômica? Para pedir uma reportagem, clique aqui e envie uma mensagem para a redação da Successful Farming Brasil.

Leia mais