Embrapa apresenta novidades na Agrotins 2016

Edição 2016 da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) vai de 3 a 7 de maio na capital Palmas

Lançamento de uma nova opção de arroz para os produtores rurais tocantinenses. Apresentação e reunião técnica sobre um protótipo de entreposto móvel de pescado. Apresentação de um sistema voltado à agricultura familiar e que integra a criação de peixes à produção de alimentos. Esses são alguns dos temas com que a Embrapa trabalhará durante a edição 2016 da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que vai de 3 a 7 de maio na capital Palmas.

 

A BRS Catiana é uma nova cultivar de arroz irrigado desenvolvida pela Embrapa e adaptada a várias regiões do país, inclusive o Tocantins. Nos testes, apresentou produtividade de até 9,9 toneladas por hectare em Lagoa da Confusão, região Oeste do estado conhecida pela produção dessa cultura. Além da alta produtividade, são características do arroz resistência à brusone, principal doença que ataca a cultura no Brasil, alta tolerância ao acamamento e facilidade de cozimento.

 

O lançamento oficial da BRS Catiana está marcado para às 10h de 05 de maio (quinta-feira), na Vila Embrapa, espaço reservado à empresa na Agrotins. O pesquisador Daniel Fragoso, da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO), falará sobre características da nova opção de arroz para o produtor rural tocantinense, que poderá conhecê-la numa lavoura demonstrativa.

 

Um dia antes, 04 de maio (quarta-feira), a Embrapa e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vão apresentar um protótipo de entreposto móvel de pescado. A estrutura está em fase de testes e precisa ser validada. Durante a Agrotins, ocorrerá reunião técnica que vai tratar do entreposto. As atividades serão no Pavilhão do Sebrae, às 14h (apresentação da estrutura) e às 15h (reunião). Devem participar instituições relacionadas a áreas como inspeção sanitária.

 

Já o Sisteminha Embrapa, desenvolvido pela Embrapa Meio Norte (Teresina-PI), foi tema de oficina temática em fevereiro deste ano que resultou na construção de um tanque, o primeiro do Tocantins, relacionado à tecnologia. A Embrapa também participará da Agrotins 2016 com palestras, oficinas (que têm público direcionado), cursos, estações tecnológicas e exibição de filmes.

 

 

Leia mais