Morango: fungicidas não são eficazes contra mofo-cinzento nas plantações

Três dos produtos mais utilizados para o controle da doença no Brasil foram reprovados nos testes de eficiência

Um dos maiores desafios relacionado ao cultivo de morango é a presença significativa de doenças fúngicas associado à falta de métodos alternativos para controle. Das doenças incidentes, destaca-se o mofo-cinzento causado pelo fungo Botrytis cinerea por acometer desde o campo até a pós-colheita.

 

Atualmente há sete fungicidas que são registrados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para controle de B. cinerea em plantações de morango [1], sendo eles: Bacillus pumilus, boscalida, iprodiona, iprodiona + pirimetanil, pirimetanil, procimidona, tiofanato-metílico.

 

Produtos em teste

De acordo com a Defesa Vegetal, com intuito de avaliar a resistência de B. cinerea aos três produtos químicos (iprodiona, procimidona, tiofanato-metílico) mais utilizados para o controle da doença no Brasil, pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco e da Universidade Federal de Viçosa coletaram isolados de diversos campos de morango do Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.

 

Os resultados mostraram que, dos 183 isolados, aproximadamente 25,7% eram resistentes à iprodiona, 53,0% eram resistentes à procimidona e 93,0% eram resistentes ao tiofanato-metilo. Além disso, 19,7% dos isolados apresentaram resistência múltipla e cruzada aos três fungicidas. Leia também: Produtor de morangos lucra com vendas por WhatsApp.

 

Segundo a Defesa Vegetal, os produtos testados se mostraram ineficientes para o controle do mofo-cinzento em plantações de morango em decorrência da alta frequência de indivíduos resistentes aos fungicidas. Portanto, há a necessidade de que novas estratégias de manejo sejam estabelecidas.

 

Leia mais:

Produtor de soja deve ter margem de lucro muito pequena ou negativa

Produtividade do milho: como colher 292 sacas por hectare?

Clima controlado: tecnologias para proteger lavouras das intempéries

Integração Lavoura-Pecuária é o caminho para lucrar mais na fazenda

Funrural: governo estuda solução para o produtor que não pagou o imposto

6 dicas para acabar com a compactação do solo

Agentes biológicos podem revolucionar o controle de pragas na soja

Conheça a revista Farming Brasil, já nas bancas!

Revista Farming Brasil. Ano 1, edição 2.
Farming Brasil

A segunda edição da revista Farming Brasil foi lançada com mais de 100 páginas de conteúdo agronômico. A reportagem de capa celebra o recorde de produtividade do milho na primeira safra 2016/2017. Produtores revelam os detalhes do manejo de sucesso que garantiram uma colheita de 290 sacas por hectare.

Outra reportagem apresenta tecnologias para monitorar o clima na região da fazenda e aperfeiçoar o manejo das lavouras. As reportagens contam como melhorar a gestão de insumos, apresentam técnicas de manejo, novidades no mercado de maquinário agrícola e dicas preciosas para ajudar o agricultor e o pecuarista a lucrar mais na fazenda.

Cadastre-se para receber notícias gratuitamente da Farming Brasil por e-mail: sfagro.com.br/cadastro

Qual é a sua dúvida agronômica? Para pedir uma reportagem ao site SF Agro, clique aqui e envie uma mensagem para a equipe de jornalistas.

Leia mais