Silo - armazenagem - estoques públicos

Conab começa nova etapa de fiscalização de estoques públicos em seis estados

Essa é a segunda etapa de uma programação de nove fiscalizações anuais, sendo que a próxima ocorrerá de 7 a 18 de maio

As inspeções de estoques públicos realizadas por técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foram retomadas na segunda-feira (02/04) e se estenderá até o dia 13 de abril, nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Tocantins. Essa é a segunda etapa de uma programação de nove fiscalizações anuais, sendo que a próxima ocorrerá de 7 a 18 de maio. A inspeção vai chegar a 74 armazéns públicos e da iniciativa privada, situados nestes estados e que mantêm sob sua guarda mais de um milhão de toneladas de produtos diversos e itens de propriedade do governo federal.

 

Fiscalização dos estoques públicos

Estão no rol: arroz, fubá, feijão, café, milho, trigo e sacarias do Contrato de Opção e de Aquisição do Governo Federal (AGF). Além desses, também farão parte da ação os produtos beneficiados e manufaturados de cestas básicas, que estão estocados sobretudo em instalações situadas nas capitais. A equipe é formada por técnicos especializados em fiscalização que vão avaliar as condições de conservação, o volume depositado para guarda, a estrutura do armazém e outras medidas obrigatórias de inspeção da Conab.

 

Na etapa anterior, realizada no mês de fevereiro nos estados da BA, DF, GO, MT, PR, RS e SC, ocorreram 123 toneladas de perdas. Foram cerca de 29 toneladas da Bahia e 95 toneladas de Goiás. Segundo os técnicos da área de fiscalização, a ocorrência é um processo previsível, tratando-se de um efeito natural típico da armazenagem.

 

Conheça a revista Farming Brasil!

Farming Brasil. Ano 1, edição 3.
Farming Brasil. Ano 1, edição 3.

A terceira edição da revista Farming Brasil tem reportagem de capa sobre a plantabilidade da soja, com um dossiê completo para avaliar o solo, regular as plantadeiras, capacitar o operador da máquina e plantar com qualidade.

A revista conta também com um robusto especial sobre pecuária. A terceira edição apresenta tecnologias para as máquinas agrícolas, como os pneus radiais e as esteiras de borracha para colheitadeiras de grãos, sistemas de irrigação, tecnologia de aplicação de fertilizantes a taxa variável, energia solar e muito mais! Para adquirir a revista (R$ 14,90 + frete de R$ 6,50), clique aqui para enviar o seu pedido.

 

Cadastre-se para receber notícias gratuitamente da Farming Brasil por e-mail: sfagro.com.br/cadastro

Qual é a sua dúvida agronômica? Para pedir uma reportagem ao site SF Agro, clique aqui e envie uma mensagem para a equipe de jornalistas.

Leia mais