Milho

Milho: plataforma da Aprosoja ajuda o produtor a plantar na hora certa

Por meio da plataforma, os produtores rurais podem checar a data de semeadura do milho e os riscos climáticos

O Zoneamento Agrícola é uma questão muito importante. Para auxiliar os agricultores, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) desenvolveu um aplicativo focado no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). Por meio da plataforma da Aprosoja, os produtores rurais podem checar a data de semeadura do milho e os riscos climáticos de acordo com o Zarc de cada região.

 

Para tanto, é preciso inserir no sistema a cultura, a safra, o cultivar e o município. Em seguida, serão apresentados as recomendações e os riscos. Acesse clicando aqui. A plataforma também informa dados de semeadura da soja.

 

Zoneamento Agrícola

Com a publicação da Portaria 212/2017, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou orientações para o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) do milho de segunda safra em Mato Grosso, relativo aos anos 2017/2018.

 

O Zarc é um instrumento técnico-científico de política agrícola e gestão de riscos na agricultura, que estabelece datas de plantio levando em consideração a cultura, o tipo de solo e o histórico climático de cada região.

 

Plantio do milho

Além do sistema, a Aprosoja também divulgou na quarta-feira (06/12) o Informe Técnico 204, sobre o Zarc e também sobre o seguro rural. O Zarc é importante por ser uma ferramenta de gestão de riscos relacionados aos fenômenos climáticos adversos. “Mais do que isso: é importante salientar que o cumprimento deste calendário é pré-requisito para que, em eventual sinistro de safra, o produtor fique coberto pelo seguro rural contratado”, explica o analista de Política Agrícola, Eduardo Vaz.

 

Outra plataforma

Apesar de a Aprosoja ter elaborado seu próprio sistema para a otimização da informação ao produtor rural, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) também possui uma plataforma sobre o Zarc. Neste caso, as informações podem ser filtradas por safra, cultura, Unidade da Federação (UF), grupo, solo e município. Para acessá-la, clique aqui.

 

Conheça a revista Farming Brasil!

Farming Brasil. Ano 1, edição 3.
Farming Brasil. Ano 1, edição 3.

A terceira edição da revista Farming Brasil tem reportagem de capa sobre a plantabilidade da soja, com um dossiê completo para avaliar o solo, regular as plantadeiras, capacitar o operador da máquina e plantar com qualidade.

A revista conta também com um robusto especial sobre pecuária. A terceira edição apresenta tecnologias para as máquinas agrícolas, como os pneus radiais e as esteiras de borracha para colheitadeiras de grãos, sistemas de irrigação, tecnologia de aplicação de fertilizantes a taxa variável, energia solar e muito mais! Para adquirir a revista (R$ 14,90 + frete de R$ 6,50), clique aqui para enviar o seu pedido.

 

Cadastre-se para receber notícias gratuitamente da Farming Brasil por e-mail: sfagro.com.br/cadastro

Qual é a sua dúvida agronômica? Para pedir uma reportagem ao site SF Agro, clique aqui e envie uma mensagem para a equipe de jornalistas.

Deixe seu comentário

Leia mais