DATA: 11/09/2015

Versão estadual do CAR já está disponível

Site do cadastro nacional bloqueia automaticamente o envio de informações por produtores do Rio Grande do Sul

A versão estadual do Cadastro Ambiental Rural (CAR/RS) já está disponível, por meio do site www.car.rs.gov.br. A partir de agora, os produtores gaúchos poderão realizar o cadastro com mais segurança jurídica. O Estado do Rio Grande do Sul é o mais atrasado no cadastramento porque o Novo Código Florestal não contemplava o bioma pampa e os produtores tinham dúvidas sobre como cumprir a lei. Por isso, foi necessário criar uma legislação estadual, que estabelecesse regras claras sobre como cadastrar as terras do bioma pampa e banhados. Até agosto, 37,2 mil propriedades rurais foram cadastradas, apenas 4,48% das terras gaúchas que deverão ter o CAR

 

O assessor técnico do Sistema Farsul, Eduardo Condorelli, informa que desde a ativação do sistema estadual, não é mais possível o envio pela versão nacional. “O próprio site do CAR nacional bloqueia o encaminhamento das informações do Rio Grande do Sul”, explica.

 

Condorelli chama a atenção daqueles que já possuem informações salvas em seu computador. Neste caso, o produtor deve escolher a opção Atualizar no site. “Aqueles que têm informações sobre imóveis rurais usando programas federais devem sempre atualizar o sistema, nunca baixar, ou terão suas informações perdidas”, alerta. Para aqueles que já fizeram a transmissão do cadastro, Condorelli orienta que seja conferida a necessidade de correções em virtude da nova legislação. Neste caso, o produtor precisa encaminhar uma retificação da declaração.


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.