Exportação. exportação de carne. missão. farming brasil

Troca de ofertas entre União Europeia e Mercosul está marcada para maio

O bloco formado por 28 países é o segundo maior destino dos produtos brasileiros do agronegócio

A secretária de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tatiana Palermo, informou que a troca de ofertas entre a União Europeia e o Mercosul deve ocorrer na segunda semana de maio. Nesse tipo de negociação, cada parte diz o que quer comprar. É um passo importante para o fechamento no futuro de um acordo de livre comércio.

 

Segundo Tatiana, o anúncio feito pela Comissão Europeia nesta sexta-feira (08/04) vem sendo aguardado há 15 anos. “A pauta de negociações finalmente foi destravada”, disse a secretária.

 

A União Europeia, formada por 28 país, é o segundo maior destino dos produtos brasileiros do agronegócio, depois da China. Em março de 2016, o bloco representou cerca de 20% do total das exportações. De acordo com a secretária, é preciso trabalhar para aumentar esse percentual.

 

O agronegócio brasileiro sofre forte concorrência de países que possuem acesso privilegiado ao bloco europeu. As negociações de um acordo de livre comércio pretendem, por exemplo, reduzir as tarifas de importação e, assim, garantir a competitividade dos produtos brasileiros no mercado externo.

 

 

Deixe seu comentário

Leia mais