trigo - lavouras de trigo - controle de pragas - pulgões - farming brasil

Trigo: clima favorece a incidência de pulgões, saiba como controlar

Os especialistas recomendam a aplicação de inseticida nos focos com mais de 10 pulgões por espiga

Com o aumento das temperaturas registradas nos últimos dias e a previsão de que o calor irá se prolongar, produtores de trigo devem ficar mais atentos e monitorar suas lavouras diariamente. A preocupação no momento é a infestação do pulgão Sitobion avenae na espiga do trigo. Tanto em São Paulo, quanto no Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a temperatura média ficaram acima dos 21°C nos últimos dias, condição ideal para a proliferação desses pulgões.

 

Segundo o pesquisador da Embrapa Trigo, Douglas Lau, o inseto se desenvolve e se multiplica melhor em temperaturas amenas (entre 18 a 25°C) e em períodos de pouca chuva. Já o clima frio, aumenta a duração do ciclo de vida e diminui a multiplicação. “Os danos são diferentes em casa estádio de desenvolvimento do trigo e serão mais significativos dependendo a população de insetos por espiga. O limite para iniciar o controle é acima de 10 pulgões por espiga”, explica.

 

Pulgão do trigo

Quanto mais jovem o trigo, maior a preocupação. O produtor deve ficar mais atento aos danos do pulgão na planta quando o trigo estiver entre a emergência até o florescimento. “Nesses estádios o inseto transmite um vírus que compromete o desenvolvimento da planta. São nessas fases que a aplicação de inseticida tem maior necessidade”, recomenda o pesquisador.

 

No Rio Grande do Sul, infestações de pulgões foram localizadas em praticamente em todas as regiões tritícolas. “Temos relatos de produtores de pelo menos três cidades: Passo Fundo (estágio de emborrachamento) e na região das Missões, em Ajuricaba (espigamento) e Três de Maio (espigamento)”, disse Lau.

 

Na região dos Campos Gerais do Paraná e Sul de São Paulo, segundo relato do engenheiro agrônomo da Biotrigo, Deodato Matias Junior, produtores já estão realizando o manejo com o inseticida, pois o trigo encontra-se na fase de enchimento de grãos. “O calor e a falta de chuva provocaram a multiplicação dos pulgões rapidamente”, disse Matias Junior.  A recomendação é aplicar o inseticida, quantas vezes forem localizados focos com mais de 10 pulgões por espiga.

 

Não aplicar

Na região Central do Paraná, especialmente em Campo Mourão, foram localizadas áreas de trigo já com superpopulação de pulgões, chegando a 15 insetos por espiga. Porém, lá o estádio de desenvolvimento do trigo é outro. Conforme Bruno Alves, também engenheiro agrônomo da Biotrigo, o trigo encontra-se na fase de maturação fisiológica, prestes a ser colhido. “Neste estádio não recomendamos fazer a aplicação, pois corre o risco de ficar resíduo no grão”, diz o pesquisador da Embrapa.

 

Dicas para o controle

Como medida preventiva de controle de pulgão e proteção da planta nas fases iniciais, uma alternativa é o tratamento de sementes com inseticida do grupo dos neonicotinoides. Já para controlar a infestação, recomenda-se realizar manejo dos pulgões da parte aérea do trigo com inseticidas em pulverização apenas quando forem atingidos os seguintes níveis populacionais:

– Média superior a 10% de plantas infestadas, da emergência ao afilhamento.

– Média superior a 10 pulgões/afilho, do alongamento ao emborrachamento.

– Média superior 10 pulgões/espiga, do espigamento ao grão em massa.

– Na fase de maturação fisiológica, não realizar a pulverização.

 

Conheça a revista Farming Brasil!

Farming Brasil. Ano 1, edição 3.
Farming Brasil. Ano 1, edição 3.

A terceira edição da revista Farming Brasil tem reportagem de capa sobre a plantabilidade da soja, com um dossiê completo para avaliar o solo, regular as plantadeiras, capacitar o operador da máquina e plantar com qualidade.

A revista conta também com um robusto especial sobre pecuária. A terceira edição apresenta tecnologias para as máquinas agrícolas, como os pneus radiais e as esteiras de borracha para colheitadeiras de grãos, sistemas de irrigação, tecnologia de aplicação de fertilizantes a taxa variável, energia solar e muito mais! Para adquirir a revista (R$ 14,90 + frete de R$ 6,50), clique aqui para enviar o seu pedido.

 

 

 

Revista Farming Brasil. Ano 1, edição 2.
Farming Brasil
Revista Successful Farming Brasil
Revista Farming Brasil

Na reportagem de capa da segunda edição, produtores revelam os detalhes do manejo de sucesso que garantiram uma colheita de 290 sacas de milho por hectare. As reportagens contam como melhorar a gestão de insumos, apresentam técnicas de manejo, novidades no mercado de maquinário agrícola e dicas preciosas para ajudar o agricultor e o pecuarista a lucrar mais na fazenda.

A primeira edição aborda os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. A equipe de reportagem ouviu produtores de Norte a Sul do Brasil e coletou os melhores depoimentos que ensinam a ter sucesso na implantação desses sistemas.

Cadastre-se para receber notícias gratuitamente da Farming Brasil por e-mail: sfagro.com.br/cadastro

Qual é a sua dúvida agronômica? Para pedir uma reportagem ao site SF Agro, clique aqui e envie uma mensagem para a equipe de jornalistas.

Deixe seu comentário

Leia mais