Lavoura de soja.

Sojas BRS participam do ensaio de competição de cultivares da Agrobrasília

O resultado de produtividade da competição será divulgado na Agrobrasília, que acontecerá de 10 a 14 de maio de 2016

As cultivares de soja BRS 7280RR e BRS 7380RR, desenvolvidas peloa Embrapa em parceria com a Fundação Cerrados, participaram do Dia de Campo de Competição de Cultivares da Agrobrasília 2016, promovido pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (COOPA-DF) juntamente com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF). O ensaio foi realizado no dia 4 de março de 2016 na Fazenda Triacca, no PAD-DF às margens da BR 251, Km 07.

 

O pesquisador da Embrapa Cerrados, André Ferreira, apresentou as cultivares aos participantes e destacou suas características. A BRS 7280RR é resistente à ferrugem asiática e a BRS 7380RR é resistente a múltiplos nematoides, pois apresenta resistência a quatro raças de nematoide de cistos (3, 6, 9, 10), é moderadamente resistente às raças (4 e 14), tem baixo fator de reprodução de Pratylecnhus brachyurus e é resistente aos dois nematoides causadores de galhas. Ambas as cultivares são recomendadas para áreas de refúgio da tecnologia Intacta.

 

O diretor técnico da Fundação Cerrados, Ilson Afonso, falou sobre o modelo de parceria com a Embrapa. A Embrapa Produtos e Mercado participou do evento por meio dos técnicos do Escritório de Brasília Juliana Evangelista e Lincoln Loures. Além da Embrapa, participaram da competição de cultivares de soja as empresas Nidera, Coodetec, Bayer, Agroeste, e Dois Marcos.

 

Para Lincoln Loures, responsável técnico pela produção de sementes básicas do Escritório de Brasília da Embrapa Produtos e Mercado, “o evento é uma oportunidade de confrontar as cultivares BRS com as que estão no topo da cadeia de soja”. E Juliana Evangelista completou que “É a oportunidade de mostrar aos produtores os novos materiais da Embrapa e iniciar um desenvolvimento de mercado das cultivares”.

 

O resultado de produtividade da competição será divulgado na Agrobrasília, que acontecerá de 10 a 14 de maio de 2016 na BRS 251 Km 5 no PAD-DF.

 

Deixe seu comentário

Leia mais