vazio sanitário.Grãos de soja. classificação de grãos. mato grosso. farming brasil. sf agro
DATA: 19/06/2017

Soja: recomendações agronômicas elevam a produtividade em 30%

Em Goiás, o projeto está sendo desenvolvido desde a safra 15/16 e fomenta boa formação de solo e cuidados fitossanitários SF Agro

O projeto União dos Agrônomos Independentes (UAI), coordenado pela Bayer em parceria com o Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), está completando dois anos de execução e pela primeira vez apresenta o resultado das atividades realizadas em Goiás, estado que já conta com 100 agricultores participantes. O objetivo principal do UAI é propor um novo modo de fazer agricultura aos produtores com foco em um manejo diferenciado.

 

“Esta iniciativa surgiu a partir da necessidade dos agricultores saberem se prevenir dos veranicos que ocorrem na época do plantio da soja. Por isso, estabelecemos este programa de assistência para instruir produtores a respeito de novas formas de manejo de solo e fomentar uma rede de informação, em que eles podem se sentir à vontade para contribuir com suas vivências e compartilhar as experiências do campo”, diz Marcelo Junqueira, gerente de Marketing Operacional da Bayer.

 

Alta rentabilidade

A ideia está sendo desenvolvida desde a safra 15/16 e fomenta boa formação de solo e cuidados fitossanitários, além da apresentação de assuntos técnicos mais profundos que ajudem o produtor a buscar alta rentabilidade, com investimentos e o uso de novas tecnologias. Apenas nestes dois anos de atividades, a produtividade da soja em Goiás aumentou em 30% nas áreas em que as recomendações do UAI foram aplicadas.

 

No escopo do UAI GO estão incluídas três regiões: Goiânia (que engloba Brasília), Rio Verde (GO) e Campo Grande (MS). “Esta é a prova de que investir em capacitação e tecnologia pode aumentar a produtividade e alavancar a agricultura brasileira. Por isso, além de Goiás, a Bayer já leva o UAI para Tocantins, Pará e Mato Grosso do Sul e pretende expandir o projeto para outros estados como Piauí e Bahia, fomentando sabedoria aos agricultores interessados”, acrescenta Marcelo Junqueira.

 

Consultoria

Produtores participantes da iniciativa recebem três visitas dos consultores ao longo do ciclo da soja, em momentos estratégicos da cultura. A primeira acontece na fase pré-plantio, para avaliação e correção do solo, antes da semeadura; depois, são orientados novamente ao longo do plantio da cultura para o manejo fitossanitário; e a terceira visita sucede o início do estágio reprodutivo da soja, para os últimos ajustes da safra.

 

De acordo com a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO), o Estado produziu 10,819 milhões de toneladas de soja na safra 16/17 e o crescimento da produtividade das lavouras foi o principal fator para a elevação da produção neste ano, já que o aumento da área plantada foi pouco expressivo (apenas 0,3% em relação à passada). Goiás está entre os quatro maiores produtores de soja do País, grupo que também é composto por Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul.

 

Leia mais:

Produtor de soja deve ter margem de lucro muito pequena ou negativa

Produtividade do milho: como colher 292 sacas por hectare?

Clima controlado: tecnologias para proteger lavouras das intempéries

Integração Lavoura-Pecuária é o caminho para lucrar mais na fazenda

Funrural: governo estuda solução para o produtor que não pagou o imposto

6 dicas para acabar com a compactação do solo

Agentes biológicos podem revolucionar o controle de pragas na soja

Conheça a revista Farming Brasil, já nas bancas!

Revista Farming Brasil. Ano 1, edição 2.

Farming Brasil

A segunda edição da revista Farming Brasil foi lançada com mais de 100 páginas de conteúdo agronômico. A reportagem de capa celebra o recorde de produtividade do milho na primeira safra 2016/2017. Produtores revelam os detalhes do manejo de sucesso que garantiram uma colheita de 290 sacas por hectare.

Outra reportagem apresenta tecnologias para monitorar o clima na região da fazenda e aperfeiçoar o manejo das lavouras. As reportagens contam como melhorar a gestão de insumos, apresentam técnicas de manejo, novidades no mercado de maquinário agrícola e dicas preciosas para ajudar o agricultor e o pecuarista a lucrar mais na fazenda.

Cadastre-se para receber notícias gratuitamente da Farming Brasil por e-mail: sfagro.com.br/cadastro

Qual é a sua dúvida agronômica? Para pedir uma reportagem ao site SF Agro, clique aqui e envie uma mensagem para a equipe de jornalistas.

 

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.

Leia mais