Lavoura de soja.

Soja Plus planeja ações para 2016

O II Workshop Técnico do Soja Plus acontecerá no próximo dia 1º de Março em Cuiabá (MT)

O Soja Plus começou em Mato Grosso, em 2011, a partir da parceria entre a Abiove e a Aprosoja/MT. Nos últimos anos, informações importantes foram produzidas e disponibilizadas pelo programa e atenderam cinco mil produtores de quatro Estados, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia. No próximo dia 1º de Março, acontecerá em Cuiabá (MT) o II Workshop Técnico do Soja Plus, onde os parceiros vão relatar como estão aplicando as diretrizes do programa e o que estão fazendo para deixá-lo mais dinâmico.

 

Para Pierre Vilela, superintendente do Inaes, agora é necessário formatar um sistema unificado de comunicação para gerir as informações e intensificar as ações, com uma espécie de banco de dados do Soja Plus. O Inaes faz parte do sistema Faemg, parceiro do programa em Minas Gerais. “Precisamos coletar e tratar as informações para avaliarmos os ganhos obtidos pelo Soja Plus”, diz.

 

Embora a metodologia de trabalho seja a mesma em cada Estado, envolvendo palestras motivacionais, cursos, visitas técnicas nas fazendas, nas quais são afixadas placas informativas, e aplicação de check list para verificar o avanço prático na capacitação dos sojicultores, há diferenças no desenvolvimento do programa em cada região.
O gerente de planejamento da Aprosoja/MT, Cid Sanches, destaca a importância do II Workshop Técnico. “Vamos fazer um alinhamento entre as ações e as metas, vamos falar sobre novas ferramentas e novos materiais a serem produzidos em 2016”, diz. Segundo ele, o foco principal estará na área ambiental.

 

“O workshop em Cuiabá será importante para os coordenadores aprenderem com os erros e acertos na implementação das diretrizes do Soja Plus. Eles irão preparar, também, o 6º Seminário Nacional Soja Plus, previsto para acontecer em Luis Eduardo Magalhães, no Oeste baiano, em setembro”, diz Bernardo Pires, gerente de sustentabilidade da Abiove.

 

Deixe seu comentário

Leia mais