Cursos

Senar e Sindicatos Rurais oferecem 239 cursos em Mato Grosso

Os cursos ocorrerão em 90 municípios do Estado e devem beneficiar mais de 3 mil pessoas

Neste segundo mês do ano, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com Sindicatos Rurais tem programado a realização de 239 treinamentos de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e Programas da instituição. Os cursos ocorrerão em 90 municípios do Estado e beneficiar cerca de 3100 pessoas com capacitação da mão de obra.

 

O treinamento de Aplicação de agrotóxicos utilizando pulverizador auto propelido, por exemplo, está previsto para ser realizado nos municípios de São José do Xingu, Tabaporã, Vila Rica e Alta Floresta. Já o curso de Classificação de produtos de origem vegetal – soja e milho será realizado em Barra do Garças, Primavera do Leste, Brasnorte, Sorriso, Vila Rica e Nova Mutum.

 

No setor da pecuária o Senar-MT e os sindicatos rurais de Nova Xavantina, Alto Araguaia, Juruena e Colíder realizam o treinamento de Doma racional de equinos. Nos municípios de Porto Estrela, Mirassol do Oeste, Várzea Grande, Santa Terezinha e Tangará da Serra haverá treinamento de Piscicultura.

 

Os municípios de Cocalinho, Água Boa, Araputanga e Porto Esperidião programaram o curso de Planejamento e aproveitamento dos alimentos, da área de Promoção Social. Além das áreas de FPR e PS a instituição desenvolve Programas e Projetos, a exemplo do Inclusão Digital Rural, que leva conhecimentos básicos de informática e uso da internet às comunidades rurais. Em fevereiro receberão aulas de informática moradores de Porto Alegre do Norte, Santo Antônio de Leverger, Novo Mundo, Chapada dos Guimarães e Ribeirão Cascalheira.

 

Todos treinamentos são gratuitos para o participante. Com o objetivo de capacitar o homem do campo, a instituição de ensino rural oferece 235 tipos de treinamentos para capacitação e qualificação de profissionais para atender as 15 cadeias produtivas prioritárias no Estado de Mato Grosso.

 

Os interessados em fazer qualquer tipo de treinamentos oferecido pelo Senar-MT devem procurar o sindicato rural do seu município, pois a programação está sujeita a mudanças, de acordo com as demandas dos parceiros.

 

Deixe seu comentário

Leia mais