DATA: 03/11/2015

Ruralminas tenta amenizar transtornos causados pela seca em Itambacuri

A cidade se encontra em estado de emergência e os moradores estão concentrando esforços para buscar água nas comunidades rurais da região

A gerência regional da Ruralminas em Governador Valadares presta assistência ao município de Itambacuri, no Vale do Mucuri, para tentar amenizar os transtornos causados pela escassez de água. A cidade se encontra em estado de emergência e os moradores estão concentrando esforços para buscar água nas comunidades rurais da região.

 

O prefeito de Itambacuri, Vicente Guedes, esteve na sede da Ruralminas, em Belo Horizonte, e solicitou apoio da Fundação para a construção de uma barragem no município, no córrego Poquim. De acordo com o assessor da Diretoria Técnica da Ruralminas, Lázaro Augusto, será realizado um estudo para verificar a viabilidade técnica para execução do projeto.

 

Para geógrafo ambiental e gerente regional da Ruralminas, em Governador Valadares, que também atende o município de Itambacuri, Leonardo Machado Natalino, é preciso traçar um plano de educação ambiental, bem como promover a construção de pequenos barramentos e bacias de capacitação com a finalidade de reter água de chuva para alimentar o lençol freático e garantir oferta de água por um tempo mais prolongado.

 

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri constatou, através de um estudo socioecológico, um processo avançado de desertificação no município. Com a execução da barragem será possível o acumulo de água durante o período chuvoso e, consequentemente, a elevação do lençol freático na bacia do rio São Mateus, importante rio para Minas Gerais e Espírito Santo.

 

 

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.