Rio rural amplia incentivos à produção sustentável na serra fluminense

Sumidouro é o quarto município a realizar sorteio de projetos na região

Técnicos executores do Rio Rural, programa da secretaria estadual de Agricultura, realizaram na última quarta-feira (02/03) um novo sorteio de subprojetos do Rio Rural na Região Serrana do Rio. Desta vez, foram beneficiados mais 45 produtores da microbacia Dona Mariana, em Sumidouro. Segundo o engenheiro agrônomo da Emater-Rio, Marcos Belo, que é assessor técnico do programa, este foi o segundo sorteio realizado na microbacia. O primeiro aconteceu em outubro de 2014, quando foram beneficiados 75 produtores.

 

Entre os subprojetos sorteados estão alguns ambientais, como de proteção de nascentes e de áreas de recarga, manejo integrado de pragas e doenças, uso de produtos orgânicos nas lavouras, caldas alternativas e saneamento individual. Dentre os subprojetos produtivos, a maioria é voltada para a irrigação.

 

Todos os agricultores da microbacia estão utilizando uma parte dos recursos do Rio Rural em um subprojeto coletivo para reforma e adequação do centro comunitário da associação de produtores. Outros subprojetos grupais menores também permitirão a aquisição de um microtrator e de uma carreta tracionada. A próxima etapa do programa na microbacia será a elaboração dos PIDs (Planos Individuais de Desenvolvimento) das propriedades rurais que serão beneficiadas.

 

Mais produtores contemplados na Serra

Em janeiro e fevereiro deste ano, outros três municípios da Região Serrana realizaram sorteios de subprojetos. Em Carmo, 20 produtores foram beneficiados com incentivos voltados para a pecuária, pesca e conservação ambiental. Em Lumiar, distrito de Nova Friburgo, 60 produtores foram sorteados e receberão apoio para adoção de práticas sustentáveis, como implantação de sistemas de saneamento, sistemas agroflorestais e aquisição de roçadeiras. Já em Cantagalo, 37 produtores da microbacia de Córrego D’Antas foram selecionados para receber incentivos do Rio Rural.

 

Deixe seu comentário