Boi Guzerá

Raças bovinas: conheça as vantagens de criar guzerá

Esses bovinos têm dupla utilização na pecuária, com linhagens definidas para leite e para corte

O guzerá foi a primeira raça de zebuíno a ser trazida para o Brasil e é uma das mais antigas do mundo. Os primeiros registros indicam que a raça bovina teve origem na Índia e no Paquistão.

 

De acordo com informações da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), essa raça é reconhecida por possuir um par de chifres grandes e curvados para cima e pode ser direcionada tanto para a pecuária de corte como de leite.

 

Os bovinos dessa raça são reconhecidos pela pelagem, que varia entre os tons de cinza, do mais claro ao escuro. Além disso, são animais de grande porte, que se destacam entre os outros bovinos.

 

Os benefícios do guzerá

Entre as vantagens dos guzerá está na reprodução, já que eles são animais muito férteis. Outro benefício para os criadores é que eles, geralmente, são resistentes à seca. Segundo a Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil (ACGB), o guzerá pode ser bem aproveitado para qualquer ramo da pecuária, com algumas linhagens definidas para leite e a maioria do gado selecionada para carne.

 

A ACGB conta que mesmo as linhagens de leite são de grande porte, sendo que algumas fêmeas já se destacaram, com 853 quilos de peso vivo e produção leiteira de 4.500 quilos na lactação.

 

Na idade adulta, as fêmeas pesam entre 450 e 650 quilos, com recorde de 941 quilos e muitos animais acima de 800 quilos. Já os machos dessa raça pesam entre 750 e 950 quilos, com recorde de 1.150 quilos.

 

Leia mais:

Distância genética entre raças bovinas e caprinas pode melhor a produção

Purunã: conheça a primeira raça bovina 100% paranaense

Conheça as raças bovinas mais populares que formam o rebanho brasileiro

Alta investe em melhoramento genético da raça curraleiro pé duro

CNA inicia gestão de Sistema de Rastreabilidade de raças bovinas

Novos sumários de touros das raças Gir Leiteiro e Guzerá trazem inovações

Dia de campo mostra resultados de teste com touros jovens Nelore e Guzerá

 

Cadastre-se para receber notícias gratuitamente da Farming Brasil por e-mail: sfagro.com.br/cadastro

Qual é a sua dúvida agronômica? Para pedir uma reportagem ao site SF Agro, clique aqui e envie uma mensagem para a equipe de jornalistas.

Deixe seu comentário

Leia mais