hortaliças
DATA: 13/09/2017

Programa promove capacitação de agricultores em hortifrutigranjeiros

A iniciativa do Senar/MS atende 400 propriedades em 21 municípios do Estado SF Agro

No município de Terenos (MS), o produtor rural Leandro Alves Rodrigues começou o cultivo de batata-doce em janeiro deste ano e já possui quase dois hectares da cultura. Participante do programa Hortifruti Legal, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, ele conta que seguiu as recomendações do técnico de campo e escalona o plantio para que possa realizar colheitas semanais. “Minha média de produção está entre 500 e 700 quilos semanais e consegui este resultado com manejo adequado e mudas de qualidade”, diz o agricultor que intercala a produção com culturas de jiló e berinjela.

 

A iniciativa é uma das vertentes de atuação da metodologia de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS que atende 400 propriedades, em 21 municípios do Estado. Com objetivo de promover a capacitação continuada da equipe e atualizar conhecimentos tecnológicos na produção de hortifrutigranjeiros, 15 técnicos participaram nos dias 30 e 31 de agosto, de uma visita técnica realizada no município de Presidente Prudente (SP), a fim de conhecer novas tecnologias produtivas desenvolvidas com sucesso na APTA – Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio, na unidade Alto Sorocabana.

 

Troca de experiências

De acordo com a coordenadora da Unidade Técnica do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mariana Urt, a viagem faz parte do planejamento de trabalho e possibilita a troca de experiências com outros estados, a exemplo do que aconteceu recentemente com a equipe do Mais Leite, no estado do Paraná. “O trabalho de assistência técnica no Estado completa três anos de atividade e conseguimos resultados muito expressivos e que já são referência para outras localidades. Nosso objetivo é aprimorar o atendimento e contribuir para o desenvolvimento local dos produtores rurais sul-mato-grossenses”, diz.

 

Tecnologias em destaque

O supervisor regional do Hortifruti Legal, Dorly Scariot Pavei, destaca que entre as inovações verificadas na visita, a metodologia de cultivo da batata-doce foi uma das que mais chamou atenção do grupo. “Entre os produtores assistidos pelo programa já observamos resultados positivos como o caso do Leandro em Terenos. No entanto, a tecnologia utilizada aqui na APTA demonstra que é possível alcançar níveis produtivos ainda melhores. Isso porque, os tratos culturais aplicados são mecanizados desde o preparo do solo até o momento da colheita, sem contar a diversidade de cultivares com alta performance genética”, afirma.

 

De acordo com levantamento divulgado pela Ceasa/MS – Central de Abastecimento, 80% dos produtos hortifrutigranjeiros consumidos em Mato Grosso do Sul são provenientes de estados como São Paulo, Minas Gerais e Goiás. “Temos demanda de consumo, clima e solo adequados para lavouras, em razão de ser uma tuberosa rústica que tolera alterações climáticas como seca e frio. Com as tecnologias absorvidas na visita teremos oportunidade de oferecer mais alternativas aos produtores do Hortifrúti Legal”, diz Pavei.

 

Conheça a revista Farming Brasil!

Farming Brasil. Ano 1, edição 3.

Farming Brasil. Ano 1, edição 3.

A terceira edição da revista Farming Brasil tem reportagem de capa sobre a plantabilidade da soja, com um dossiê completo para avaliar o solo, regular as plantadeiras, capacitar o operador da máquina e plantar com qualidade.

A revista conta também com um robusto especial sobre pecuária. A terceira edição apresenta tecnologias para as máquinas agrícolas, como os pneus radiais e as esteiras de borracha para colheitadeiras de grãos, sistemas de irrigação, tecnologia de aplicação de fertilizantes a taxa variável, energia solar e muito mais! Para adquirir a revista (R$ 14,90 + frete de R$ 6,50), clique aqui para enviar o seu pedido.

 

Revista Farming Brasil. Ano 1, edição 2.

Farming Brasil

Revista Successful Farming Brasil

Revista Farming Brasil

Na reportagem de capa da segunda edição, produtores revelam os detalhes do manejo de sucesso que garantiram uma colheita de 290 sacas de milho por hectare. As reportagens contam como melhorar a gestão de insumos, apresentam técnicas de manejo, novidades no mercado de maquinário agrícola e dicas preciosas para ajudar o agricultor e o pecuarista a lucrar mais na fazenda.

A primeira edição aborda os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. A equipe de reportagem ouviu produtores de Norte a Sul do Brasil e coletou os melhores depoimentos que ensinam a ter sucesso na implantação desses sistemas.

Cadastre-se para receber notícias gratuitamente da Farming Brasil por e-mail: sfagro.com.br/cadastro

Qual é a sua dúvida agronômica? Para pedir uma reportagem ao site SF Agro, clique aqui e envie uma mensagem para a equipe de jornalistas.

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.

Leia mais