Colheitadeira.
DATA: 15/02/2016

Produtores de Mato Grosso já colheram 25,6% da área cultivada com soja

Apesar disso, a colheita nas regiões Norte e Noroeste continuam atrasadas Darlene Santiago

Durante a semana do Carnaval, os sojicultores de Mato Grosso conseguiram acelerar a colheita, atingindo um percentual superior a dois dígitos. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a colheita responde por 25,6% da área total cultivada com soja nesta safra, vencendo o atraso na colheita da safra 2015/2016.

 

Apesar disso, as regiões Norte e Noroeste seguem atrasadas em comparação com a safra anterior, com colheita de 20,4% (atraso de 19,5 pontos percentuais na região Norte) e de 17,8% (atraso de 10,1 pontos percentuais na região Noroeste). O atraso nessas duas regiões é causado pelas chuvas que atrapalham a colheita e porque em alguns municípios as lavouras ainda não estão prontas para a colheita em larga escala.

 

Produtividade

A produtividade deve ser maior do que a estimada anteriormente, segundo o Imea. Houve um avanço de 0,9 sc/há na produtividade ponderada, encerrando a semana com média estadual de 52,6 sc/ha.

 

Mesmo com redução de produtividade prevista para as regiões Nordeste e Médio-norte, a produtividade estimada para o Estado é maior do que a da safra passada.

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.

Leia mais