DATA: 27/11/2015

Variedade IAC 12 de mandioca tem rendimento até 45% maior em Goiás

Para os cooperados da Cooapraçu, a variedade implantada significa maior segurança na colheita e melhor rentabilidade

Associados da Cooperativa Mista Agropecuária dos Produtores Rurais de Minaçu (Cooapraçu) iniciaram a colheita da mandioca da variedade IAC-12 Industrial, considerada de alta produtividade e imune às diferentes doenças na espécie.

 

A cooperativa espera receber mais de 100 toneladas da matéria prima, que será transformada em farinha e polvilho. O rendimento da variedade supera a casa dos 280 quilos e chega a 350 quilos de farinha. Isso representa um rendimento de mais de 37% a 45% em relação a outras variedades da região.

 

Para os cooperados, a variedade implantada significa maior segurança na colheita e consequente rentabilidade. Além disso, os produtores chamam a atenção para uma colheita nos 9 a 10 meses de plantio, na Fazenda Tabuleiro, no município de Campinaçu, também da região de Minaçu (GO).

 

A Unidade Local da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) acompanhou a colheita e o trabalho de produtores interessados no plantio da safra de 2015/2016. Num trabalho de parceria, a cooperativa doou as mudas. Os cooperados expandiram a área de produção e foram assistidos pelo técnico Pedro Dirson Mesquita, da Emater local; José Evangelista Luiz, Jerônimo Ribeiro Barros Neto, da Cooapraçu, e cooperados.

 

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.