Produção de trigo bate recorde

O Brasil deverá colher 7,07 milhões de toneladas em 2015

A produção de trigo brasileiro pode bater recorde e chegar a 7,07 milhões de toneladas em 2015, de acordo com dados divulgados pela Conab. A previsão é uma boa notícia para o setor, que sofreu com condições climáticas desfavoráveis para o cultivo. No entanto, segundo o Cepea, algumas lavouras ainda podem ser prejudicadas pelas chuvas e frio intenso no Paraná e Rio Grande do Sul.

 

A oferta mundial também deve alcançar um recorde, no entanto, a produção da Argentina, principal fornecedora do Brasil, pode ser 12% menor, de acordo com o USDA. Pesquisadores do Cepea indicam que, mesmo com a oferta nacional crescente, a possível necessidade de compras de trigo de fora do Mercosul e o dólar elevado mantêm os preços internos firmes.

 

No campo, produtores estão preocupados com as expressivas chuvas na primeira quinzena de setembro, com a queda da temperatura e seus impactos sobre a produtividade e qualidade do cereal no campo. Tanto no Paraná quanto no Rio Grande do Sul, ainda há um percentual expressivo de lavouras em condições críticas, que podem ser prejudicadas pelo clima.