DATA: 04/11/2015

Produção de húmus na propriedade agrícola familiar

Tecnologia de baixo custo da Embrapa é divulgada através de programa de rádio para região Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Norte do Brasil

Durante toda esta semana, a Embrapa está divulgando no seu programa de rádio Prosa Rural informações sobre o trabalho com Minhocultura e produção de húmus na propriedade agrícola familiar. O programa é uma forma de atualizar o agricultor nesta técnica e conhecer experiências que estão dando certo com outros agricultores. Mas, o público da cidade também pode aproveitar e guardar algumas dicas para usar no fundo do seu quintal em hortas e jardins. A minhocultura é uma estratégia de gestão dos resíduos orgânicos que possui grande potencial de utilização nas propriedades de agricultores familiares ajudando a melhorar as características físicas do solo.

 

Os agricultores reconhecem as minhocas como aliadas das suas atividades e elas conseguem converter em húmus um grande número de resíduos orgânicos, sejam eles estercos, resíduos domiciliares ou industriais e restos vegetais. O húmus de minhoca, além de ser rico em nutrientes para as plantas, ajuda a melhorar as características físicas do solo, como a aeração e a retenção de água. Além de possuir excelentes propriedades químicas, físicas e, sobretudo, biológicas, capazes de aviventar os solos agrícolas.

 

O engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Gustavo Schiedeck traz detalhes sobre a minhocultura, desenvolvida na região de Pelotas,RS, cujo tema será divulgada em mais de 400 rádios na região Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Norte do país.

 

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.

Leia mais