Geada em lavoura de trigo.

Previsão do tempo: inverno deste ano será mais ameno, diz Climatempo

A partir da segunda quinzena de junho as chuvas devem diminuir e dar espaço para o avanço do tempo seco

A partir do dia 21 de junho, o outono vai dar lugar para a estação que deveria ser a mais fria do ano. A previsão para este ano é que durante o inverno o frio seja mais ameno que no mesmo período de 2016. A partir da segunda quinzena de junho, de acordo com Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo, já será possível observar a diminuição gradativa das chuvas e o avanço do tempo seco e da baixa umidade.

 

Chuvas e frio acima da média

Do mês de maio até a segunda-feira (12/06), a Climatempo registrou, em todo o país, chuvas acima da média. O volume foi superior ao previsto para os dois meses inteiros. A região Sul foi a mais afetada. Segundo a Emater/RS, no estado do Rio Grande do Sul, dos dias 23 a 31 de maio aproximadamente 110 mil toneladas de grãos foram perdidas por causa do excesso de chuva.

 

A previsão é que nos meses de julho e agosto as chuvas continuem no Sul do país. “A chuva não deve ser tão intensa quanto foi no final de maio e nos primeiros dias de junho”, diz o meteorologista da Climatempo. Nesse mesmo período, a previsão para as regiões Sudeste e Centro-Oeste é que as chuvas fiquem dentro da média para a estação.

 

Inverno 2017

Nas regiões produtoras do Centro-Oeste e do Sudeste, não há previsão de que as lavouras sejam afetadas pelo clima durante o inverno. O tempo seco está previsto somente para o mês de setembro. No Sul, mesmo com o risco de instabilidade, se houver geadas elas serão muito fracas e incapazes de afetar a produção

 

“O inverno não será tão rigoroso quanto o ano passado e a primavera não deverá ser tão fria quanto em 2016”, diz Nascimento. A previsão para a região Sul é que as frentes frias se intercalem com climas amenos e a ocorrência de geada seja praticamente zero. Já na região Centro-Sul o clima vai ficar mais quente em nos meses de julho e agosto.

 

A volta do El Niño

Por enquanto, a atmosfera apresenta condição climática de neutralidade. Segundo a previsão da Climatempo, que analisou o período de julho a setembro, o fenômeno climático El Niño não é previsto para 2017. De acordo com o meteorologista, mesmo que o fenômeno climático seja confirmado nos próximos meses, ele será de baixa intensidade.

 

Leia mais:

Produtor de soja deve ter margem de lucro muito pequena ou negativa

Produtividade do milho: como colher 292 sacas por hectare?

Clima controlado: tecnologias para proteger lavouras das intempéries

Integração Lavoura-Pecuária é o caminho para lucrar mais na fazenda

Funrural: governo estuda solução para o produtor que não pagou o imposto

6 dicas para acabar com a compactação do solo

Agentes biológicos podem revolucionar o controle de pragas na soja

Conheça a revista Farming Brasil, já nas bancas!

Revista Farming Brasil. Ano 1, edição 2.
Farming Brasil

A segunda edição da revista Farming Brasil foi lançada com mais de 100 páginas de conteúdo agronômico. A reportagem de capa celebra o recorde de produtividade do milho na primeira safra 2016/2017. Produtores revelam os detalhes do manejo de sucesso que garantiram uma colheita de 290 sacas por hectare.

Outra reportagem apresenta tecnologias para monitorar o clima na região da fazenda e aperfeiçoar o manejo das lavouras. As reportagens contam como melhorar a gestão de insumos, apresentam técnicas de manejo, novidades no mercado de maquinário agrícola e dicas preciosas para ajudar o agricultor e o pecuarista a lucrar mais na fazenda.

Cadastre-se para receber notícias gratuitamente da Farming Brasil por e-mail: sfagro.com.br/cadastro

Qual é a sua dúvida agronômica? Para pedir uma reportagem ao site SF Agro, clique aqui e envie uma mensagem para a equipe de jornalistas.

Deixe seu comentário

Leia mais