milho - zoneamento climático - lavouras - produtor rural - produção de milho - farming brasil - previsão do tempo - manejo do milho

Previsão do tempo: clima no outono deve favorecer a produção de milho safrinha

Haverá redução gradativa das chuvas entre a segunda quinzena de março e maio, mas o tempo seco chegará com força somente em junho

A partir do dia 20 de março às 13h15 o verão dará lugar ao outono. Sendo uma estação de transição entre o verão e o inverno, é esperado que o outono de 2018 seja marcado por um período de neutralidade, ou seja, com temperaturas e chuvas dentro da normalidade.

 

Previsão do tempo

De acordo com o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, para os produtores que ainda estão realizando a colheita de grãos, o meteorologista diz que a partir da quarta-feira (14/03), o clima começa a facilitar os trabalhos de colheita no campo. A previsão do tempo indica diminuição de chuvas no período entre a segunda quinzena de março e o final de maio de forma gradativa, com tendência de que o tempo seco chegue com força somente em junho.

 

Milho safrinha

De acordo com Nascimento, as chuvas devem ser regulares até a primeira quinzena de abril e beneficiar a segunda safra. “A previsão para o milho safrinha não poderia ser melhor. A chuva atrasou no Centro-Oeste, mas depois ela compensou com bons volumes sobre as lavouras”, diz o meteorologista Alexandre Nascimento.

 

A partir da segunda quinzena de abril, a incidência de chuvas começarão a diminuir, com chuvas uma vez por semana ou uma vez a cada dez dias. Mas, mesmo com a redução das chuvas, o tempo continuará beneficiando as lavouras e manterá a umidade do solo. “As chances de geadas também são muito pequenas, o que pode favorecer as lavouras de milho”, diz Nascimento.

 

Outono na região Sul

“No mês de abril, a tendência é de chuvas com volumes abaixo da média no Rio Grande do Sul e a temperatura no estado deve ser menos fria que o normal no mês de maio”, diz Nascimento. Em Santa Catarina, abril e maio serão de tempo seco, enquanto que no Paraná é esperado que o mês de abril seja bastante úmido. Ainda no Paraná, o mês de maio deve ser de clima seco e o mês de junho deve começar com grande volume de chuvas. “Não devemos ter grandes geadas neste ano”, diz.

 

Outono na região Sudeste

No começo de abril as chuvas começam a diminuir na região Sudeste, mas, ainda assim, os volumes estarão dentro ou um pouco acima da normalidade. Nos meses de maio e junho é esperado que algumas frentes frias passem pela região, trazendo chuvas mais consistentes para o período.

 

Outono na região Centro-Oeste

“As chuvas serão regulares até a primeira quinzena de abril, chovendo quase que diariamente”, diz Nascimento. Nos meses de maio e junho, o volume de chuvas vai diminuir um pouco, mas de acordo com o meteorologista, a umidade vai favorecer bastante as lavouras em desenvolvimento no período. “Mesmo com a janela de plantio do milho safrinha um pouco atrasada, acho que o clima deve favorecer os produtores dessa região”, diz.

 

Outono nas regiões Norte e Nordeste

“O clima no Nordeste será bastante seco em abril, compensando as chuvas do final do verão no Matopiba”, diz Nascimento. Segundo o meteorologista, maio e junho devem manter a tendência de clima seco no Nordeste. Na região Norte, a diminuição das chuvas deve ser gradativa nos próximos meses.

* Rebecca Emy é estudante de jornalismo, com supervisão de Darlene Santiago.

 

Conheça a revista Farming Brasil!

Farming Brasil. Ano 1, edição 3.
Farming Brasil. Ano 1, edição 3.

A terceira edição da revista Farming Brasil tem reportagem de capa sobre a plantabilidade da soja, com um dossiê completo para avaliar o solo, regular as plantadeiras, capacitar o operador da máquina e plantar com qualidade.

A revista conta também com um robusto especial sobre pecuária. A terceira edição apresenta tecnologias para as máquinas agrícolas, como os pneus radiais e as esteiras de borracha para colheitadeiras de grãos, sistemas de irrigação, tecnologia de aplicação de fertilizantes a taxa variável, energia solar e muito mais! Para adquirir a revista (R$ 14,90 + frete de R$ 6,50), clique aqui para enviar o seu pedido.

 

Cadastre-se para receber notícias gratuitamente da Farming Brasil por e-mail: sfagro.com.br/cadastro

Qual é a sua dúvida agronômica? Para pedir uma reportagem ao site SF Agro, clique aqui e envie uma mensagem para a equipe de jornalistas.

Leia mais