Cana-de-açúcar. processamento. moagem. balanço. UNICA. farming brasil

Previsão do tempo: falta de chuva provoca queda na produção de cana

Segundo a previsão da Climatempo, só deve chover bastante nas áreas produtoras de cana na última semana do mês de outubro

Os produtores de cana-de-açúcar do interior do estado de São Paulo registraram baixa nas produções na safra 2017/2018. De acordo com boletim divulgado pela Climatmepo na quarta-feira (11/10), um dos fatores que contribuiu para isso foi o longo período sem chuvas na região. “Passamos mais de cem dias com seca, de maio até o início de outubro”, afirma Thiago Fernandes, membro do departamento técnico da Usina da Pedra de Serrana (SP).

 

Quebra na safra

A equipe da Usina espera uma quebra de 5% em relação à primeira estimativa da safra, realizada em meados de janeiro. “Devemos encerrar a colheita por volta do dia 15 de outubro e provavelmente teremos uma queda bastante acentuada em comparação à safra do ano passado”, conta o especialista.

 

Falta de chuvas

Além da falta de chuvas, outros acontecimentos também prejudicaram a produtividade da cana-de-açúcar. “Tivemos ataques de pragas e problemas nutricionais”, diz Thiago. De acordo com o técnico, de maneira geral, o clima da região é bom para a produção da cultura. Tem bastante sol, o que proporciona uma luminosidade importante para o crescimento da planta, e chuvas bem distribuídas.

 

De acordo com o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, só deve chover bastante nas cidades do interior paulista na última semana do mês de outubro. “Por enquanto, o predomínio permanece sendo de sol e chuvas irregulares”, afirma Nascimento. “A única desvantagem é que se voltar a chover muito, eles [produtores] não conseguem moer a cana, pois fica impossível entrar no campo para realizar a colheita”, diz.

 

Conheça a revista Farming Brasil!

Farming Brasil. Ano 1, edição 3.
Farming Brasil. Ano 1, edição 3.

A terceira edição da revista Farming Brasil tem reportagem de capa sobre a plantabilidade da soja, com um dossiê completo para avaliar o solo, regular as plantadeiras, capacitar o operador da máquina e plantar com qualidade.

A revista conta também com um robusto especial sobre pecuária. A terceira edição apresenta tecnologias para as máquinas agrícolas, como os pneus radiais e as esteiras de borracha para colheitadeiras de grãos, sistemas de irrigação, tecnologia de aplicação de fertilizantes a taxa variável, energia solar e muito mais! Para adquirir a revista (R$ 14,90 + frete de R$ 6,50), clique aqui para enviar o seu pedido.

 

Cadastre-se para receber notícias gratuitamente da Farming Brasil por e-mail: sfagro.com.br/cadastro

Qual é a sua dúvida agronômica? Para pedir uma reportagem ao site SF Agro, clique aqui e envie uma mensagem para a equipe de jornalistas.

Deixe seu comentário

Leia mais