Chuva em lavoura de soja

Previsão do tempo: alto volume de chuvas para os próximos cinco dias

O volume pode superar os 150 mm no Tocantins, norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, Bahia e regiões sul do Piauí, Maranhão e Pará

Segundo a previsão do tempo divulgada pela Climatempo, a área de instabilidade associada à presença de uma frente fria sobre a região Sudeste mantém o tempo instável e com possibilidade para ocorrência de pancadas de chuvas a qualquer hora do dia em praticamente todas as regiões produtoras do estado do Paraná e das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, incluindo Rondônia e sul do Pará.

 

Previsão do tempo para os próximos dias

De acordo com a Climatempo, em algumas localidades as chuvas previstas para os próximos cinco dias poderão superar os 150 mm acumulados, principalmente sobre as áreas do Tocantins, norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, Bahia e regiões sul do Piauí, Maranhão e Pará.

 

Vento e granizo

Além de manter os solos com bons níveis de umidade, esses altos volumes de chuva que estão sendo previstos para a faixa norte do país, poderão, infelizmente, trazer transtornos tanto ao meio rural quanto nas cidades, já que essas chuvas irão ser acompanhadas de fortes rajadas de vento e até mesmo possibilidade para queda de granizo.

 

Chuvas no mês de dezembro

Já no Sul, a previsão do tempo indica que o clima seguirá aberto e com possibilidades apenas para eventuais pancadas de chuvas no Paraná e Santa Catarina o que mantém uma condição tranquila ao desenvolvimento das lavouras. Após o dia 16 de dezembro, a Climatempo informa que há previsão de chuva mais volumosa e até mesmo bastante generalizada sobre toda a Região Sul, incluindo as áreas produtoras da Argentina, que hoje apresentam estresse hídrico, pela falta de chuva grossa e frequente.

 

Assim, segundo a previsão do tempo, ao longo desse mês de dezembro, apesar de algumas inconsistências no regime de chuva sobre algumas áreas produtoras, principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e na Argentina, o mês será marcado por chuvas relativamente boas em toda a América do Sul, uma vez que na 1ª quinzena do mês, as chuvas estarão mais concentradas na metade norte e na 2ª quinzena, sobre a metade sul. “Ou seja, não há nenhum indicativo, até o momento, que mostre que tanto o excesso quanto a falta irá trazer problemas a produtividade das lavouras. Assim, as perspectivas ainda são de safra cheia em toda a América do Sul”, divulgou a Climatempo.

 

Conheça a revista Farming Brasil!

Farming Brasil. Ano 1, edição 3.
Farming Brasil. Ano 1, edição 3.

A terceira edição da revista Farming Brasil tem reportagem de capa sobre a plantabilidade da soja, com um dossiê completo para avaliar o solo, regular as plantadeiras, capacitar o operador da máquina e plantar com qualidade.

A revista conta também com um robusto especial sobre pecuária. A terceira edição apresenta tecnologias para as máquinas agrícolas, como os pneus radiais e as esteiras de borracha para colheitadeiras de grãos, sistemas de irrigação, tecnologia de aplicação de fertilizantes a taxa variável, energia solar e muito mais! Para adquirir a revista (R$ 14,90 + frete de R$ 6,50), clique aqui para enviar o seu pedido.

 

Cadastre-se para receber notícias gratuitamente da Farming Brasil por e-mail: sfagro.com.br/cadastro

Qual é a sua dúvida agronômica? Para pedir uma reportagem ao site SF Agro, clique aqui e envie uma mensagem para a equipe de jornalistas.

Deixe seu comentário

Leia mais