Chuva em lavoura de milho

Previsão do tempo: chuva beneficia as lavouras de milho e de soja

Os produtores de arroz continuam com problemas para dar continuidade ao plantio, já que a chuva dificulta a atividade

No último final de semana, a passagem de uma um sistema meteorológico sobre a região centro-sul do Brasil, ocasionou chuvas, em praticamente todas as regiões produtoras das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O sistema possibilitou a elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições tanto ao plantio da nova safra de soja, quanto ao desenvolvimento das lavouras já semeadas, de acordo com as informações divulgadas pela Climatempo.

 

Além disso, lavouras de milho primeira safra, café e cana de açúcar e pastagem também foram beneficiados. A cana registrou paralisações nos trabalhos de colheita. Os produtores de arroz do Rio Grande do Sul continuam com problemas para dar continuidade ao plantio, já que a chuva dificulta o pleno andamento da atividade.

 

Na segunda-feira (02/10), de acordo com a Climatempo, há previsão de mais chuva sobre grande parte da região centro-sul, o que deve elevar ainda mais os níveis de umidade do solo, garantindo condições ainda melhores ao avanço do plantio da soja e, principalmente, ao desenvolvimento das lavouras já semeadas e que estão em fase inicial de germinação.

 

Milho primeira safra

No caso do milho 1ª safra, a ausência de chuvas durante o mês de setembro ocasionou a total paralisação do plantio e, até mesmo, perdas nas lavouras que foram semeadas no início de setembro. Assim, há uma tendência de que a área a ser cultivada neste ano venha sofrer uma redução da safra de milho ainda mais drástica, já que antes do início da safra havia a perspectiva de uma redução de mais de 20% por conta dos preços baixos do cereal.

 

Mas agora, segundo a previsão da Climatempo, com o encurtamento da janela e os produtores optando pelo plantio da soja, a tendência é que esse percentual seja maior. Entre hoje (02/10) e amanhã (03/10), há previsão de chuva em grande parte das regiões produtoras do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País.

 

Produção de café

Além disso, como houve registros de chuvas nas áreas produtoras de café do Paraná, São Paulo e também de Minas Gerais. A perspectiva é que essas chuvas venham ocasionar a indução floral e muito provável que essa venha a ser a principal.

 

Safra de cana-de-açúcar

De acordo com a Climatempo, para os canavieiros, apesar das chuvas terem paralisado as atividades de colheita, essas chuvas que estão ocorrendo estão beneficiando o desenvolvimento das lavouras que irão ser colhidas nos próximos meses, bem como aquelas que estão em fase de rebrota ou mesmo que foram plantadas.

 

Conheça a revista Farming Brasil!

Farming Brasil. Ano 1, edição 3.
Farming Brasil. Ano 1, edição 3.

A terceira edição da revista Farming Brasil tem reportagem de capa sobre a plantabilidade da soja, com um dossiê completo para avaliar o solo, regular as plantadeiras, capacitar o operador da máquina e plantar com qualidade.

A revista conta também com um robusto especial sobre pecuária. A terceira edição apresenta tecnologias para as máquinas agrícolas, como os pneus radiais e as esteiras de borracha para colheitadeiras de grãos, sistemas de irrigação, tecnologia de aplicação de fertilizantes a taxa variável, energia solar e muito mais! Para adquirir a revista (R$ 14,90 + frete de R$ 6,50), clique aqui para enviar o seu pedido.

 

Revista Farming Brasil. Ano 1, edição 2.
Farming Brasil
Revista Successful Farming Brasil
Revista Farming Brasil

Na reportagem de capa da segunda edição (clique aqui para comprar), produtores revelam os detalhes do manejo de sucesso que garantiram uma colheita de 290 sacas de milho por hectare. As reportagens contam como melhorar a gestão de insumos, apresentam técnicas de manejo, novidades no mercado de maquinário agrícola e dicas preciosas para ajudar o agricultor e o pecuarista a lucrar mais na fazenda.

A primeira edição aborda os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. A equipe de reportagem ouviu produtores de Norte a Sul do Brasil e coletou os melhores depoimentos que ensinam a ter sucesso na implantação desses sistemas.

Cadastre-se para receber notícias gratuitamente da Farming Brasil por e-mail: sfagro.com.br/cadastro

Qual é a sua dúvida agronômica? Para pedir uma reportagem ao site SF Agro, clique aqui e envie uma mensagem para a equipe de jornalistas.

Deixe seu comentário

Leia mais