Colheita de soja na Fazenda São José/ Montividiu (GO) - Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuva pode paralisar trabalhos de campo em vários estados

Entre sábado (10/03) e domingo (11/03), a previsão do tempo indica que uma nova frente fria deve avançar pela região central do Brasil

A previsão do tempo indica um corredor de umidade associado à frente fria que atua entre o Espírito Santo e a Bahia mantém o tempo fechado e com chuva a qualquer hora do dia sobre grande parte das regiões produtoras do Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, metade norte de Goiás e de Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí e Pará. Com isso, de acordo com a Climatempo, os trabalhos de campo poderão ser prejudicados nessa sexta-feira e no sábado, mas nada que possa gerar prejuízos aos produtores, apenas paralisações momentâneas. Nas demais regiões do Brasil, o tempo segue aberto e com previsão apenas de eventuais pancadas de chuvas bem irregulares.

 

Entre sábado (10/03) e domingo (11/03), a previsão do tempo indica uma nova frente fria avança pela região central do Brasil, o que deixa o tempo mais fechado e com possibilidades de chuva a qualquer hora do dia em grande parte das regiões produtoras do Sudeste, Centro-Oeste e do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Na terça e na quarta-feira, o tempo volta a abrir. Não há nenhum indicativo de que as chuvas possam trazer qualquer tipo de prejuízo aos produtores, apenas algumas paralisações, informou a Climatempo.

 

Frente fria

Apesar do final de semana ser de tempo aberto em grande parte da metade sul da América do Sul, a previsão é de que a partir da próxima quarta-feira (14/03) esse padrão meteorológico mude. De acordo com a Climatempo, o avanço de frentes frias pelas áreas produtoras da Argentina e de toda Região Sul do Brasil irá deixar o tempo bastante instável, com possibilidade de chuvas mais generalizadas e em bons volumes. Isso deve elevar os níveis de umidade do solo e garantir melhora nas condições de desenvolvimento das lavouras.

 

Previsão do tempo para os próximos dias

Segundo a Climatempo, a tendência é que toda a segunda quinzena de março tenha chuvas mais generalizadas e em bons volumes em toda metade sul da América do Sul, o que irá favorecer o desenvolvimento das lavouras de soja, milho, café, cana-de-açúcar e pastagens. Esse padrão meteorológico deve se manter inalterado até meados de abril. Com isso, todo o Brasil, Paraguai e Argentina serão beneficiados por chuvas mais regulares e em bons volumes, o que pode favorecer o desenvolvimento das lavouras e realização dos tratos culturais.

 

Conheça a revista Farming Brasil!

Farming Brasil. Ano 1, edição 3.
Farming Brasil. Ano 1, edição 3.

A terceira edição da revista Farming Brasil tem reportagem de capa sobre a plantabilidade da soja, com um dossiê completo para avaliar o solo, regular as plantadeiras, capacitar o operador da máquina e plantar com qualidade.

A revista conta também com um robusto especial sobre pecuária. A terceira edição apresenta tecnologias para as máquinas agrícolas, como os pneus radiais e as esteiras de borracha para colheitadeiras de grãos, sistemas de irrigação, tecnologia de aplicação de fertilizantes a taxa variável, energia solar e muito mais! Para adquirir a revista (R$ 14,90 + frete de R$ 6,50), clique aqui para enviar o seu pedido.

 

Cadastre-se para receber notícias gratuitamente da Farming Brasil por e-mail: sfagro.com.br/cadastro

Qual é a sua dúvida agronômica? Para pedir uma reportagem ao site SF Agro, clique aqui e envie uma mensagem para a equipe de jornalistas.

Leia mais