DATA: 22/09/2015

Prefeitura decreta situação de emergência em Caxias do Sul

Geadas que atingiram o Rio Grande do Sul afetaram as culturas de diversas frutas como pêssego, uva e ameixa

O Prefeito Alceu Barbosa Velho decretou na tarde desta terça-feira (22/09) situação de emergência na área rural de Caxias do Sul.  O município foi afetado por geadas, no final de semana dos dias 12 e 13 de setembro.

 

O decreto nº 17.766 considera os seguintes danos: cultura de uva com estimativa de perda de 60%; pêssego com estimativa de perda de 80%; ameixa 70%; caqui 80%; maçã 50%; pera 60%; dentre outras culturas, apurados por técnicos da EMATER e da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA).

 

O decreto foi encaminhado para o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior, solicitando o reconhecimento da situação de emergência do Município, visando, entre outros, redução da alíquota do ITR, antecipação de benefícios da Previdência Social e movimentação da conta no FGTS.

 

Segundo o secretário executivo da Comissão Municipal de Defesa Civil e diretor-geral da Secretaria Municipal da Segurança Pública e Proteção Social, José Barden da Rosa, com o decreto abre-se a possibilidade dos produtores rurais afetados buscarem recursos e melhores condições para refinanciamentos das dívidas contraídas para o plantio da safra.


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.