DATA: 09/12/2015

Preços dos ovos oscilam, mas expectativa é de reação nas vendas

Historicamente, o mês de dezembro é positivo ao setor avícola de postura, por conta da maior procura nas festas de fim de ano

As cotações dos ovos iniciam dezembro firmes, apesar das variações entre as praças acompanhadas. Embora a demanda não esteja muito aquecida quanto o esperado, a oferta justa impediu novos recuos nas cotações. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a expectativa é que se tenha uma melhora nas vendas nos próximos dias, favorecidas pelo período de recebimento de salários.

 

Historicamente, o mês de dezembro é positivo ao setor avícola de postura, por conta da maior procura nas festas de fim de ano. Além disso, o forte calor dessa época tende a comprometer o volume de ovos produzido. No ano passado, a caixa com 30 dúzias do ovo tipo extra, branco, a retirar em Bastos (SP), chegou a encarecer oito reais entre o final de novembro e o Natal, ultrapassando os R$ 50 na segunda quinzena daquele mês.

 

“Em dezembro deste ano, o mesmo produto registra média bem superior à de um ano atrás, de R$ 65,80 po caixa nos três primeiros dias do mês, também em Bastos. Já em janeiro, a movimentação do mercado de ovos normalmente é mais lenta. As férias escolares reduzem as compras para merenda e a população no geral altera seus hábitos de consumo”, diz o Cepea.

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.

Leia mais