DATA: 25/11/2015

Porto do Itaqui inicia embarque de carga viva

Primeira operação aconteceu no último domingo, com a exportação de cinco mil bois vivos para a Venezuela

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) iniciou no último domingo (22/11) a operação de embarque de uma carga com cinco mil bois vivos pelo Porto do Itaqui com destino à Venezuela. A Emap está realizando a operação de acordo com a portaria (268/2015), que regulamenta as Normas de Atracação no Porto do Itaqui.

 

Como porto público, o Itaqui atende as demandas necessárias à movimentação da economia na região de sua influência. A exportação de gado vivo vinha sendo realizada pelo Porto da Vila do Conde, no Pará, que em razão de acidente ocorrido em outubro, teve esse tipo de operação suspensa até que a carga perdida e o navio sejam retirados e reestabelecidas as condições operacionais daquele porto.

 

Este primeiro embarque de carga viva será avaliado para que, posteriormente, o Porto do Itaqui possa planejar ações em conjunto com demais órgãos e secretarias do Governo do Estado, abrindo nova possibilidade de exportação para o produtor maranhense. A janela de atracação para esta primeira operação prevê quatro dias de operação, com desatracação marcada para a quarta-feira (25/11).

 

Para o secretário Simplício Araújo, as exportações de gado em pé são um nicho de mercado que deve ser debatido pelo Governo junto aos produtores. A exportação de gado em pé, segundo ele, além de ser uma alternativa de venda, agrega valor para o pecuarista.

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.

Leia mais