DATA: 16/10/2015

Plataforma virtual reúne informações sobre agroindústria familiar

O site se propõe a disponibilizar informações sobre agricultura e agroindústria familiar de forma transparente

Uma das principais demandas da agricultura familiar está ligada a informações sobre segurança e qualidade na produção de alimentos. Diante desse cenário, a Embrapa Agroindústria de Alimentos lança durante a Feira Semiárido Show 2015 o site AGROFONTE, que traz informações e disponibiliza uma metodologia de internalização das Boas Práticas de Fabricação – BPF em agroindústrias familiares. A plataforma virtual foi desenvolvida com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, ONGs, instituições de ensino e de extensão rural.

O site AGROFONTE se propõe a disponibilizar informações sobre agricultura e agroindústria familiar de forma transparente para os técnicos, produtores e outros atores envolvidos com o desenvolvimento rural. “Nossa visão é contribuir com informações que possam auxiliar na tomada de decisões dos agentes públicos e privados, e ajudar na elaboração de políticas públicas”, explica Fénelon do Nascimento Neto, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos e idealizador da proposta.

O AGROFONTE é constituído por um espaço de acesso público e outro de acesso restrito. Os conteúdos públicos estão colocados à governança da Embrapa Agroindústria de Alimentos e dos parceiros que vem se juntar aos projetos. Os conteúdos abertos são abrangentes e envolvem o histórico da agricultura e da agroindústria familiar no Brasil, dados de assistência técnica, organizações de fomento e fiscalização, publicações, links importantes, fórum de discussão, notícias e agenda de eventos. Já as informações restritas são alimentadas pelos parceiros locais ligados às áreas de vigilância sanitária, agências de fomento, associações e extensão rural. Essa área exclusiva oferta um sistema de gestão, que propicia o acompanhamento de projetos a campo e, assim diminui o espaço de tempo entre a execução e o registro dos resultados, em tempo próximo ao real. “Dentro dessa plataforma virtual, é possível desenvolver e validar um método de extensão rural com visão de processo, ferramentas para a execução dos trabalhos de campo e seu acompanhamento”, conta Fénelon do Nascimento Neto, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos.

Por meio de parcerias, o AGROFONTE tem potencial de reunir informações de todos os Estados brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura e agroindústria familiar no Brasil. O sucesso dessa iniciativa depende da governança de cada Estado e de suas habilidades em preencher as lacunas por informação existentes na produção agrícola e na agroindustrial familiar. “É necessário o compromisso das pessoas e suas instituições em tornar a vida dos envolvidos com a produção familiar mais fácil e melhor, nos mais distantes lugares do país”, diz Fénelon.

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.