DATA: 06/11/2015

Plantadores de açaí do Pará investirão também em cacau

A Emater acredita que o cultivo venha a ser mais uma alternativa de renda e segurança alimentar para a agricultura familiar

Quatro mil mudas de cacau melhorado geneticamente estão sendo reproduzidas pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural e Assistência Técnica do Estado do Pará – Emater em Capitão-Poço, no nordeste do Pará, para distribuição, em janeiro do ano que vem, entre agricultores familiares das comunidades Nova Colônia e Igarapé Grande.

 

Com o objetivo de incentivar o consórcio com o cacau entre os plantadores açaí, a Emater acredita que o cultivo venha a ser mais uma alternativa de renda e segurança alimentar para a agricultura familiar do município.

 

“São duas culturas que combinam muito bem. O cacau e o açaí se complementam tanto, em termos de irrigação e compensação de solo, que não é necessário nem irrigação. O modelo é inspirado em uma experiência da Emater em Tomé-Açu [município próximo]”, explica o engenheiro agrônomo da Emater Antônio Augusto Santos.

 

As sementes originais foram doadas este mês pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – Ceplac e estão sendo semeadas pela Emater em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura – Semagri.

 

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.

Leia mais