DATA: 30/01/2015

Parceria incentiva produção de milho da Epagri em Pedras Grandes

O extensionista Eusébio Tonetto conta que a produção de grãos no município é voltada, basicamente, para o consumo nas propriedades

A Epagri de Pedras Grandes, no Sul do Estado, firmou uma parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a família Beluco para implantar uma Unidade de Referência Técnica (URT) na propriedade da família, localizada na comunidade de Alto Pedrinhas. O objetivo é divulgar para outros agricultores as vantagens do milho Catarina, uma variedade de polinização aberta produzida pela Empresa.

 

A equipe local da Epagri articulou a parceria e irá acompanhar a unidade. O sindicato, além de fornecer a semente gratuitamente para a URT, disponibiliza todos os anos, para venda, as variedades de milho de polinização aberta da Epagri. A demanda, no entanto, ainda é baixa.

 

O extensionista Eusébio Tonetto conta que a produção de grãos no município é voltada, basicamente, para o consumo nas propriedades, o que não justifica o uso de híbridos ou transgênicos. “Essa iniciativa é importante para que o pequeno agricultor familiar possa manter sua área de milho para consumo próprio com uma semente de baixo custo, ótima produtividade e excelente qualidade”, destaca.

 

A família Beluco produz farinha de milho utilizando um processo tradicional de moagem na pedra que remete ao tempo dos colonizadores. “A tafona da propriedade mantém as características artesanais, moendo o milho na pedra”, diz Eusébio.

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.