Figo
DATA: 21/01/2016

Packing house vai beneficiar produtores de figo e goiaba em Valinhos

O município, que produz 2,5 milhões de caixas de figo e cinco milhões de caixas de goiaba por ano, poderá ampliar as exportações

A inauguração de um packing house para a classificação e a embalagem de frutas vai beneficiar 185 produtores da Associação Agrícola de Valinhos e Região (AAVR). A nova estrutura, que teve investimento total de R$ 900 mil, foi obtida por meio do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado e ampliará a comercialização de figo e goiaba em todo o Estado.

 

Packing house

O Packing House da AAVR tem dois andares e é equipado com elevadores e plataformas para a carga da produção. A associação adquiriu câmaras de resfriamento e congelamento, três embaladoras a vácuo e empilhadeiras.

 

Com os recursos obtidos junto ao Microbacias II, também foi possível à entidade contratar consultorias para a elaboração de plano de negócio, publicidade e registro de marca. A Associação que funcionava em salas cedidas pela prefeitura agora terá um espaço próprio para ampliar a comercialização da produção, focada no cultivo do figo e da goiaba.

 

“Até a safra passada, 30% de nossa produção era exportada e o restante, destinado à venda interna. Com a nova estrutura, poderemos ampliar as vendas no Estado de São Paulo, atendendo às regiões que antes não tinham acesso a essas frutas”, afirma Pedro Sidnei Pellegrini, presidente da Associação, cujos produtores também se dedicam ao cultivo de caqui, uva e carambola.

 

A inauguração ocorreu durante a abertura da 67ª Festa do Figo e 22ª Expogoiaba, no dia 16 de janeiro, em Valinhos. O governador Geraldo Alckmin afirmou que o município, que atualmente produz 2,5 milhões de caixas de figo e cinco milhões de caixas de goiaba por ano, terá condições de incrementar ainda mais a exportação dessas frutas, atualmente exportadas para Europa e Ásia. “O packing house melhorará a renda do agricultor permitindo que dê um passo a mais na cadeia produtiva”, afirma o governador.

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.

Leia mais