Bambu
DATA: 04/01/2016

Governo de São Paulo incentiva o cultivo de bambu

O objetivo é aprimorar a cultura no Estado de São Paulo, com foco no desenvolvimento do pequeno produtor paulista

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Associação Brasileira dos Produtores de Bambu (Aprobambu) firmaram, no dia 15 de dezembro de 2015, um protocolo de intenções para desenvolverem novas técnicas de manejo e exploração de bambu, com o objetivo de aprimorar a cultura no Estado, com foco no desenvolvimento do pequeno produtor paulista.

 

Além de incentivar o cultivo do bambu em São Paulo, o protocolo visa criar controle da erosão do solo, por meio de projetos agroflorestais, e o desenvolvimento de tecnologias para a aplicação industrial do bambu, com a produção de aglomerados, carvão ativado, pisos, revestimentos, caibros e estruturas.

 

O secretário Arnaldo Jardim enfatizou os diversos ganhos que as ações conjuntas podem proporcionar à agricultura paulista. “Em termos econômicos, o bambu é um material versátil e que poderá atribuir maior competitividade à nossa indústria, com o desenvolvimento de novos materiais, e em termos ambientais, é uma opção de agricultura limpa e sustentável”, afirma.

 

O documento assinado prevê ainda ações para ampliação dos estoques de bambu no Estado de São Paulo e melhoria na exploração da matéria-prima e determina a formação de um Grupo Técnico de Cooperação (GTC), com representantes das entidades, que apresentará um Plano de Trabalho no período de 45 dias após sua constituição.

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.