Café - produção de café- cafezal - previsão do tempo - clima - farming brasil

Netafim adota barter nas operações com café

A empresa tem expectativa de ampliar o novo negócio para as culturas de soja e milho

A Netafim, empresa israelense de irrigação por gotejamento, investe num novo mercado, o sistema de barter nas operações com café. A expectativa é que o novo negócio responda por 30% do faturamento da empresa. No sistema de barter, o produtor rural usa a commodity como pagamento. Para isso, a Netafim firmou parceria com uma trading que atua como agente financiador e recebedor do volume de sacas contratado.

 

Todo o processo é intermediado pela Unibarter, consultoria parceira no processo de implantação. “O produtor vende o grão para a trading e ela faz o pagamento para que o agricultor adquira os equipamentos”, diz Elon Svicero, diretor comercial da Netafim. O produtor de café que estiver interessado precisará se preparar para as fases do novo negócio: análise de crédito, fixação do preço futuro do café e prazo de entrega da tecnologia de irrigação bem como do café.

 

Inicialmente a empresa está adotando o barter nas operações com café para produtores consolidados, mas há expectativas de ampliar também para as culturas de soja e milho. “A Netafim vive um momento de muita importância e relevância no setor. Desde 2014 estamos na contramão da crise, pois nossos sistemas ajudam o produtor rural a garantir a rentabilidade das lavouras, especialmente com a escassez hídrica que o nosso País enfrentou. Agora estamos um passo a frente projetando uma empresa que vá além da tecnologia de irrigação, queremos ser uma empresa de soluções no agronegócio”, afirma o diretor.

 

Segundo ele, existe uma estratégia focada nas culturas de café, cana-de-açúcar, cereais, hortifrúti e CMT – Controle e Monitoramento (Tecnologia de Gerenciamento Remoto de Sistemas de Irrigação e Fertirrigação) que deverá ser o diferencial da companhia que monitorará as lavouras irrigadas por gotejamento e outros sistemas. O lançamento oficial do projeto será realizado durante a Agrishow 2016, que acontece entre os dias 25 e 29 de abril, em Ribeirão Preto (São Paulo).

 

 

Deixe seu comentário

Leia mais