DATA: 09/09/2015

Ministério oferecerá assistência técnica a produtores

Agricultores serão beneficiários do programa “Oportunidade”, que será lançado neste semestre

O Ministério da Agricultura anunciou que mil produtores de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) serão atendidos pelo programa “Oportunidade”. Com o objetivo de ampliar a classe média rural brasileira, o projeto oferecerá assistência técnica e cursos de qualificação profissional para agricultores das classes D e E. Os municípios serão os responsáveis por cadastrar os produtores interessados.

A ministra Kátia Abreu esteve nos dois municípios do Vale do São Francisco nesta manhã (09/09) para apresentar ações de combate às moscas-das-frutas. O programa – que será lançado oficialmente neste semestre pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) – se chamará “Oportunidade”, pois oferecerá meios para que os agricultores das classes D e E migrem para a C, ampliando a classe média no campo.

Caberá às prefeituras de Juazeiro e de Petrolina cadastrar os agricultores interessados, que devem ter renda anual de até 10 salários mínimos. O “Oportunidade” fornecerá assistência técnica mensalmente e 200 horas de curso de qualificação profissional a cada agricultor durante dois anos. Além disso, incentivará o cooperativismo e o associativismo, com o objetivo de corrigir as imperfeições de mercado enfrentadas pelos pequenos produtores.


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.