Lavoura de soja.
DATA: 04/01/2016

Ministério da Agricultura prorroga plantio de soja em Goiás

A semeadura, que seria até o dia 31 de dezembro de 2015, foi estendida até 31 de janeiro de 2016

A Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa) prorrogou o período de semeadura da soja no Estado de Goiás. A medida, publicada no Diário Oficial da União no dia 24 de dezembro de 2015, vale para 73 municípios goianos. A época de plantio, que iria até o dia 31 de dezembro de 2015, foi estendida até 31 de janeiro de 2016.

 

Segundo o coordenador-geral de Zoneamento Agrícola, Hugo Rodrigues, a prorrogação foi necessária para a implantação das lavouras pelos produtores que ainda não conseguiram semear ou precisam refazer o plantio por causa das chuvas irregulares no Estado. A medida permite que, caso haja perdas na lavoura, o produtor tenha acesso ao seguro agrícola e ao Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária).

 

O ministério esclarece que as lavouras semeadas no mês de janeiro, nos municípios indicados, continuam apresentando riscos climáticos semelhantes àquelas semeadas em dezembro, conforme os estudos de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC).

 

Além disso, ainda lembra que, nos municípios onde a prorrogação foi autorizada, a janela de semeadura para o milho 2ª safra será comprometida, ou seja, não será possível fazer o plantio dentro da janela do ZARC. O produtor deve ainda observar as regras estaduais quanto às questões fitossanitárias aprovadas pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária.

 

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.