Algodão
DATA: 01/02/2016

Mato Grosso terá treinamento de monitores de pragas do algodoeiro

A capacitação é gratuita e terá palestras de pesquisadores do IMAmt especialistas nos temas abordados

Fevereiro é o mês de atualização de conhecimentos de um profissional cada vez mais importante para o sucesso das lavouras: os monitores de pragas, hoje também conhecidos como monitores técnicos de campo diante da diversidade de suas tarefas. A partir do dia 17, a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) oferecerão o tradicional treinamento destinado a monitores, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, gerentes de fazenda e produtores de algodão.

 

“O monitor é imprescindível no atual sistema produtivo. A atuação dele vai definir a eficácia do trabalho de prevenção e controle de pragas, doenças, nematoides e plantas daninhas, evitando ou minimizando danos à lavoura”, afirma o engenheiro agrônomo Márcio Souza, do IMAmt. Realizado com apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), o treinamento é gratuito e terá palestras de pesquisadores do IMAmt especialistas nos temas abordados

 

O entomologista Eduardo Barros falará sobre “Monitoramento de pragas do sistema de cultivo do algodoeiro (sugadores)” e também sobre a situação do bicudo em Mato Grosso na safra 2015/16, detalhando o projeto “Controle Efetivo do Bicudo”.

 

O fitopatologista Rafael Galbieri apresentará o tema “Manejo de doenças e nematoides na cultura do algodoeiro”. O pesquisador Edson R. de Andrade Junior ficará responsável pelo tema “Plantas Daninhas: Identificação, monitoramento, controle e resistência”. A rodada de palestras também contará com o entomologista Jacob Crosariol Netto, que abordará dois assuntos: “Monitoramento de pragas do sistema de cultivo do algodoeiro” e “Lepidópteros-praga da cultura do algodoeiro e importância da área de refúgio”.

 

O primeiro Treinamento de Monitores de Pragas do Algodoeiro da safra 2015/16 acontecerá em Rondonópolis e marcará a inauguração do auditório do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Sul, localizado na BR 364 Km 199. No dia 18, será a vez de Primavera do Leste receber o ciclo de palestras e até o dia 26 todos os núcleos regionais receberão o treinamento (conferir programação abaixo). Todos os treinamentos acontecerão no horário de 7h30 às 11h30 e de 13h às 17h, com entrega de material de apoio e certificado de participação. As inscrições devem ser feitas com os assessores técnicos regionais (ATRs).

 

Treinamento de Monitores de Pragas do Algodoeiro

Quando: de 17 a 26 de fevereiro

Onde: Núcleos Regionais de produção de algodão

Dia 17 (quarta-feira) – Rondonópolis

Local: Auditório do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Sul, na BR 364 Km 199 de Rondonópolis sentido Pedra Preta à direita + 6,5 km.

Dia 18 – Primavera do Leste

Local -Auditório Hotel Junior Av. São Paulo 350.

Dia 19 – Campo Verde

Local -Auditório do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Centro – BR-070 km 360, sentido Campo Verde- Primavera do Leste + 15 Km.

Dia 24 – Sorriso 

Local – Auditório do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Norte, Km 726 da BR-163, entre Lucas do Rio Verde e Sorriso

Dia 25 – Campo Novo do Parecis

Local Oásis –Av Brasil, 372 (ao lado da lotérica).

Dia 26 – Sapezal

Local – Auditório da Câmara Municipal de Vereadores.

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.

Leia mais