DATA: 24/02/2016

Mapa presta homenagem aos 100 anos do Serviço de Inspeção Federal

O SIF é reconhecido pelo tradicional carimbo impresso nas embalagens dos produtos de origem animal inspecionados pelo Mapa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento comemorou nesta quarta-feira (24) o centenário do Serviço de Inspeção Federal (SIF) em um evento no Palácio Itamaraty, em Brasília. A ministra Kátia Abreu afirmou que a confiabilidade no serviço prestado projetou o agronegócio brasileiro para o mundo.

 

O evento, promovido pelo Mapa, homenageou fiscais federais agropecuários que deram importantes contribuições para o serviço de inspeção ao longo dos anos e entregou o troféu comemorativo dos 100 anos do SIF aos estabelecimentos com registro mais antigo nas áreas de carne, pescado, ovos, leite e mel. O ministério ainda anunciou um conjunto de ações programadas para este ano em comemoração ao centenário.

 

“A confiabilidade adquirida pelo SIF, ao longo dos anos, permitiu a projeção dos produtos de origem animal brasileiros no mercado internacional, posicionando o País entre os principais exportadores mundiais e levando a produção de nossa pecuária a mais de 180 países”, disse a ministra.

 

O SIF é reconhecido pelo tradicional carimbo impresso nas embalagens dos produtos de origem animal inspecionados pelo Mapa. Foi criado em 1915, quando o governo instituiu o Serviço de Inspeção de Fábricas de Produtos Animais – momento em que o Brasil começava a estruturar um mecanismo de controle sanitário de produtos de origem animal no país.

 

Sob o comando do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), o SIF atua hoje em 5.010 estabelecimentos brasileiros que realizam o comércio interestadual ou internacional de produtos de origem animal, nacionais e internacionais com corpo técnico de 2.587 servidores. O serviço está presente em todos os estados brasileiros e em cerca de 1.535 municípios, o que significa que há uma unidade do serviço de inspeção a cada quatro cidades.

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.