Milho e soja
DATA: 16/11/2015

Mapa divulga os 337 municípios que vão integrar o plano do Matopiba

O projeto tem por objetivo desenvolver a agropecuária da região, com políticas públicas de infraestrutura, inovação e tecnologia

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou os 337 municípios selecionados para o Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba – região formada por partes dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e da Bahia. A relação completa consta de portaria publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira, dia 13 de outubro.

 

Uma das prioridades da ministra Kátia Abreu, o plano prevê investimentos em políticas públicas de infraestrutura, inovação e tecnologia e ascensão de agricultores à classe média rural. Dos 337 municípios selecionados, 139 são do Tocantins, 135 do Maranhão, 33 do Piauí e 30 da Bahia. Nessas localidades, existem 324 mil estabelecimentos agrícolas. A região cultiva grãos –soja, milho e arroz –, algodão e frutas, além de desenvolver a atividade pecuária. Na safra 2013/2014, o Matopiba produziu 8,7 milhões de toneladas de soja.

 

Em visita esta semana aos Emirados Árabes, a ministra Kátia Abreu apresentou à holding Aldahra as oportunidades de investimentos no agronegócio brasileiro e citou o potencial do Matobipa, destacando sua produção de grãos, frutas e peixes. A holding atua na comercialização de alimentos e é grande re-exportadora para mais de 20 países árabes.

 

Seleção

A seleção dos municípios que vão integrar o Plano de Desenvolvimento do Matopiba foi realizada por meio de procedimentos numéricos e cartográficos, com o uso de satélite para integrar os dados agroecológicos e socioeconômicos.

 

“Essa foi uma decisão técnica baseada no que é considerado Cerrado nos quatro estados”, disse o diretor substituto do Departamento de Cooperativismo e Associativismo do Mapa, Rodrigo Mazzoleni.

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.