Integração Lavoura-Pecuária-Floresta - ILPF.
DATA: 22/12/2015

Livro orienta sobre sistema Integração Lavoura, Pecuária e Floresta

A publicação traz os principais pontos para a implantação da técnica e aborda etapas como análise do solo, colheita dos grãos e manejo da pastagem

Um livro para auxiliar técnicos e agricultores sobre a implantação do sistema de Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF). Esse é um dos objetivos do livro “Sistema de Integração: Milho, Capim-Braquiária e Eucalipto”, escrito por professores da Universidade Federal de Viçosa, Instituto Federal de Minas Gerais e um coordenador técnico regional da Emater-MG. A obra, que acaba de ser lançada, orienta sobre a implantação do sistema e como essa tecnologia contribui para uma produção sustentável.

 

De acordo com o coordenador técnico da Emater-MG, Rogério Jacinto Gomes, o livro tem uma linguagem bem objetiva. “Ele pode ser utilizado pelo público em geral, sendo ainda uma boa ferramenta para técnicos, estudantes e produtores aprofundarem no tema ILPF”, diz. A obra traz os principais pontos para o planejamento e implantação do sistema e aborda etapas como análise do solo, colheita dos grãos e manejo da pastagem.

 

O livro adota o conceito de ILPF desenvolvido pela Embrapa. Segundo esse conceito, a Integração Lavoura, Pecuária e Floresta “é uma estratégia de produção sustentável, que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais, realizadas na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotação”.

 

“Em todas as suas modalidades, o que se busca são sistemas produtivos, lucrativos que façam isto conservando o solo, a água e melhorando as condições físicas, químicas e biológicas do solo”, afirma Rogério Gomes. O coordenador da Emater-MG ressalta, ainda, que a ILPF faz parte do Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

 

Para Rogério Gomes, um dos grandes desafios da sociedade é a consolidação de sistemas produtivos mais sustentáveis, que possam conciliar aumento da produção e geração de lucro, preservando os recursos naturais. “O livro é mais uma contribuição para o debate sobre sistemas de produção sustentáveis”, diz.

 

O livro “Sistema de Integração: Milho, Capim-Braquiária e Eucalipto” foi escrito em conjunto pelo professor do Instituto Federal de Minas Gerais, Cláudio Miguel Alves de Faria, o coordenador regional da Emater-MG em Viçosa, Rogério Jacinto Gomes, e os professores da UFV, Lino Roberto Ferreira, Sílvio Nolasco de Oliveira Neto, Márcio Lopes da Silva e Fernanda Helena Martins Chizzotti.

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.

Leia mais