bananas - doença - mal-dopanamá - produção de banana - farming brasil

Livro da Embrapa traça um panorama completo sobre a bananicultura

Publicação atende cientistas, agricultores, estudantes, extensionistas, professores e envolvidos na produção da fruta

A banana é a fruta mais consumida no mundo e o alimento básico de milhões de pessoas nos trópicos, e a bananicultura é uma das atividades de grande importância econômica e social do agronegócio mundial e brasileiro. Pensando no potencial dessa cultura e na necessidade de reunir em um só volume informações detalhadas sobre o tema, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) e a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) acabam de publicar o livro “O agronegócio da banana”.

 

O livro é dividido em 23 capítulos, elaborados por pesquisadores com larga experiência na cultura da banana, os quais abordam desde filogenia, história, germoplasma de Musa, melhoramento genético, cultivares, até produção de mudas, irrigação, doenças, colheita, entre outros aspectos. Ao apresentar um panorama completo da cultura, além de ilustrações, gráficos e fotografias, a publicação busca atender a públicos distintos, como cientistas, agricultores, estudantes, extensionistas, professores e todos aqueles que estejam direta ou indiretamente envolvidos na cadeia produtiva da fruta.

 

A publicação tem como editores técnicos Cláudia Ferreira Fortes, Sebastião de Oliveira e Silva, Edson Perito Amorim e Janay Almeida dos Santos-Serejo, pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura. “O objetivo foi produzir um livro inovador, com informações úteis para o desenvolvimento e o sucesso da atividade agrícola”, diz Claudia. Outro aspecto que observa são as novas demandas do mercado mundial, traduzidas principalmente pela necessidade de alimentos seguros, em sistemas de produção sustentáveis, baseados na utilização de boas práticas agrícolas e de fabricação, que ofereçam garantia de rastreabilidade. Temas também contemplados neste trabalho.

 

Homenagem – Os editores destacam que grande parte do conteúdo do livro é fruto dos conhecimentos que o cientista Kenneth Shepherd (1927-2001) deixou como legado à equipe da Embrapa Mandioca e Fruticultura. O britânico foi um grande apaixonado pela cultura da banana e durante sua permanência na Embrapa (1981-1996), como consultor, implantou o programa de melhoramento genético da bananeira e exerceu efetiva liderança entre jovens pesquisadores, pessoal de apoio e estudantes (alguns dos quais hoje pesquisadores da Empresa). O livro O agronegócio da banana está disponível para venda na Livraria Embrapa.

 

 

Deixe seu comentário

Leia mais