Leite. produção de leite. leite industrializado. farming brasil - preço do leite

Leite: projeto de lei pode restringir importações para proteger o produtor

A lei pode obrigar a adoção de medidas de restrição às importações de leite in natura, leite em pó e soro do leite em pó

Diante da crise na cadeia produtiva do leite, o deputado federal Evair de Melo (PV-ES) apresentou o Projeto de Lei 9044/17 que altera dispositivos da Lei nº 12.651 para estabelecer a obrigatoriedade de adoção de medidas de restrição às importações de leite in natura, leite em pó e soro do leite em pó. O PL tem a co-autoria dos deputados Sérgio Souza (PMDB-PR) e Zé Silva (SD-MG).

 

De acordo com as informações da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a Lei autoriza a Câmara de Comércio Exterior (Camex) a adotar medidas de restrição às importações de bens de origem agropecuária ou florestal produzidos em países que não observem normas e padrões de proteção do meio ambiente compatíveis com as estabelecidas pela legislação brasileira e o deputado Evair estende essa norma também para o leite.

 

Em sua justificativa, o parlamentar capixaba defende a legislação brasileira complexa e rigorosa no que tange à proteção do meio ambiente, mas ao mesmo tempo reforça que essas mesmas regras submetem os produtores a condições que podem tornar-se desvantajosas frente aos concorrentes estrangeiros, em termos de custo de produção e competitividade.

 

Evair lembra que as commodities agrícolas têm papel de destaque nas exportações do País, mas com frequência o produtor brasileiro encontra-se em condição desigual em relação àqueles que têm seus empreendimentos sediados em países que estabelecem menores exigências relativas à manutenção de reservas legais de vegetação nativa, irrigação de lavouras, uso de agroquímicos, logística reversa de embalagens, entre outros aspectos, informou a FPA.

 

Conheça a revista Farming Brasil!

Farming Brasil. Ano 1, edição 3.
Farming Brasil. Ano 1, edição 3.

A terceira edição da revista Farming Brasil tem reportagem de capa sobre a plantabilidade da soja, com um dossiê completo para avaliar o solo, regular as plantadeiras, capacitar o operador da máquina e plantar com qualidade.

A revista conta também com um robusto especial sobre pecuária. A terceira edição apresenta tecnologias para as máquinas agrícolas, como os pneus radiais e as esteiras de borracha para colheitadeiras de grãos, sistemas de irrigação, tecnologia de aplicação de fertilizantes a taxa variável, energia solar e muito mais! Para adquirir a revista (R$ 14,90 + frete de R$ 6,50), clique aqui para enviar o seu pedido.

 

Cadastre-se para receber notícias gratuitamente da Farming Brasil por e-mail: sfagro.com.br/cadastro

Qual é a sua dúvida agronômica? Para pedir uma reportagem ao site SF Agro, clique aqui e envie uma mensagem para a equipe de jornalistas.

Deixe seu comentário

Leia mais