La Niña - Zoneamento agrícola - Clima. previsão do tempo. lavouras. chuvas. farming brasil - La Niña - agrometeorologia

La Niña: previsão indica enfraquecimento do fenômeno até maio de 2018

Com base nas saídas dos modelos e nas condições térmicas, a fase de neutralidade poderá se estabelecer até o final do outono

A média dos modelos de previsão de El Niño/La Niña do Research Institute for Climate and Society (IRI) apresenta uma maior probabilidade de enfraquecimento do La Niña, com gradativa substituição por uma fase de neutralidade no Pacífico Equatorial durante os meses de março, abril e maio de 2018. As informações foram divulgadas na quinta-feira (08/03) no Levantamento da Safra de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

 

La Niña

Com base nas saídas dos modelos e nas condições térmicas, observadas no Oceano Pacífico, a fase de neutralidade poderá se estabelecer até o final do outono do hemisfério sul. “Devido às oscilações das temperaturas na superfície do Pacífico Equatorial, esses prognósticos devem ser vistos com cautela, seguidos de acompanhamento constante das condições térmicas em outras áreas oceânicas, como no Atlântico, e das atualizações dos modelos de previsão”, informa a análise climática.

 

Previsão do tempo

Os modelos de previsão climática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam para a Região Sul maior probabilidade de que as chuvas ficarão dentro da faixa normal ou abaixo na maioria das localidades. O início do trimestre deve apresentar baixa pluviometria em quase toda a região, principalmente no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. Leia mais: previsão do tempo: pancadas de chuva devem favorecer o desenvolvimento da segunda safra.

 

Centro-Oeste e Sudeste

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, o modelo do Inmet apresenta maior probabilidade de precipitação acima ou dentro da faixa normal na maioria dos estados. O modelo apresenta áreas com probabilidade de chuvas abaixo da faixa normal apenas em parte de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Ressalta-se, ainda, que para este período a habilidade do modelo do Inmet é baixa nessas regiões.

 

Nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o prognóstico climático indica maior probabilidade de chuvas dentro ou acima da faixa normal do trimestre, na maior parte da região. Já no Nordeste, incluindo o semiárido, a probabilidade maior é de que os volumes acumulados fiquem dentro da faixa normal ou acima praticamente em toda a região, segundo o modelo estatístico do Inmet.

 

Conheça a revista Farming Brasil!

Farming Brasil. Ano 1, edição 3.
Farming Brasil. Ano 1, edição 3.

A terceira edição da revista Farming Brasil tem reportagem de capa sobre a plantabilidade da soja, com um dossiê completo para avaliar o solo, regular as plantadeiras, capacitar o operador da máquina e plantar com qualidade.

A revista conta também com um robusto especial sobre pecuária. A terceira edição apresenta tecnologias para as máquinas agrícolas, como os pneus radiais e as esteiras de borracha para colheitadeiras de grãos, sistemas de irrigação, tecnologia de aplicação de fertilizantes a taxa variável, energia solar e muito mais! Para adquirir a revista (R$ 14,90 + frete de R$ 6,50), clique aqui para enviar o seu pedido.

 

Cadastre-se para receber notícias gratuitamente da Farming Brasil por e-mail: sfagro.com.br/cadastro

Qual é a sua dúvida agronômica? Para pedir uma reportagem ao site SF Agro, clique aqui e envie uma mensagem para a equipe de jornalistas.

 

Leia mais