irrigação

Irrigação: Senar oferece capacitação sobre redução de custos e eficiência

O programa do Senar vai capacitar o produtor rural em duas vertentes, agricultura irrigada e comitê de bacias

Como gerenciar a água na propriedade para reduzir custos e melhorar a eficiência da irrigação é o foco do Programa Nacional de Irrigação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que será lançado durante o 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília.

 

Irrigação na agricultura

O programa vai capacitar o produtor rural em duas vertentes, agricultura irrigada, com seis cursos sobre gestão da água na irrigação através do manejo eficiente dos sistemas de irrigação e comitê de bacias, com um curso voltado à atuação representativa dos produtores nos comitês para defender os interesses da agropecuária brasileira.

 

“As representações do agro dentro dos comitês de bacias precisam ser fortalecidas. Com a capacitação, o produtor rural poderá atuar de maneira estratégica”, explica Rafael Diego da Costa, gestor do programa no Senar.

 

Uso eficiente da água

O programa terá material didático e capacitação continuada de instrutores das Administrações Regionais que participarem da iniciativa. “Vamos mostrar para o produtor como o Senar pode ajudá-lo a economizar durante o período de irrigação, melhorar a eficiência do equipamento dele e fazer o gerenciamento adequado da água na sua propriedade”, afirma Costa. Todo o programa de irrigação tem 116 horas por aula e cada módulo pode ser feito separadamente, de acordo com o interesse do produtor.

 

Senar lança Programa Nacional de Irrigação

Quando: 19 de março de 2018, às 14h30

Onde: Espaço Sistema CNA/SENAR – Expo do 8º Fórum Mundial da Água – Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília (DF)

Mais informações: (61) 2109-1300

 

Conheça a revista Farming Brasil!

Farming Brasil. Ano 1, edição 3.
Farming Brasil. Ano 1, edição 3.

A terceira edição da revista Farming Brasil tem reportagem de capa sobre a plantabilidade da soja, com um dossiê completo para avaliar o solo, regular as plantadeiras, capacitar o operador da máquina e plantar com qualidade.

A revista conta também com um robusto especial sobre pecuária. A terceira edição apresenta tecnologias para as máquinas agrícolas, como os pneus radiais e as esteiras de borracha para colheitadeiras de grãos, sistemas de irrigação, tecnologia de aplicação de fertilizantes a taxa variável, energia solar e muito mais! Para adquirir a revista (R$ 14,90 + frete de R$ 6,50), clique aqui para enviar o seu pedido.

 

Cadastre-se para receber notícias gratuitamente da Farming Brasil por e-mail: sfagro.com.br/cadastro

Qual é a sua dúvida agronômica? Para pedir uma reportagem ao site SF Agro, clique aqui e envie uma mensagem para a equipe de jornalistas.

 

Leia mais