Instituto Mineiro de Agropecuária continuará certificando cachaças

O selo é um diferencial competitivo que garante aos alambiques um reconhecimento nacional e internacional

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) renovou, neste mês de janeiro, a chancela do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) como órgão certificador de cachaça. Com isso, o IMA pode continuar certificando marcas da bebida com base em princípios internacionais e considerados de grande confiabilidade, como boas práticas de fabricação e rastreabilidade, que indica a origem do produto.

 

O selo valoriza alambiques

A certificação de qualidade do IMA/Inmetro assegura a qualidade do produto e oferece segurança aos clientes. É o que garante o engenheiro de alimentos e gerente técnico da Cachaça Batista, Bruno Zille. “Nosso principal foco é manter o produto em alto padrão e oferecer total rastreabilidade aos consumidores. Participamos da auditoria anualmente desde 2012”, diz. Segundo ele, as vendas têm aumentado 20% ao ano.

 

Instalado na cidade de Sacramento, no Triângulo Mineiro, o alambique produziu na safra do ano passado 100 mil litros de cachaça, comercializada para estabelecimentos da região Sul e Sudeste. A exportação também é um dos focos da empresa. “Iniciamos em 2014 as exportações para a Europa, um mercado em potencial e apreciador da cachaça”, conta.  A garrafa de 700 ml da marca é vendida em média por  R$ 35 e R$ 50.

 

A marca Taruana, com alambique instalado em Taruaçu, distrito de São João Nepomuceno, foi a primeira cachaça a obter a certificação do IMA/Inmetro e passa pela auditoria há cinco anos. O proprietário Fernando de Castro Furtado conta que, a partir do momento em que conquistou a chancela do IMA e do Inmetro, seu produto passou a ter maior receptividade no mercado. “Tenho recebido diversos convites para participar de feiras para divulgar a nossa cachaça”, afirma. O alambique produz 30 mil litros da bebida por ano.

 

Certificação

O IMA realiza este tipo de certificação desde 2009 e, até hoje, 20 marcas já conseguiram o selo de garantia IMA/Inmetro. “Ao aliar sua marca à do Inmetro, o IMA garante ao produto certificado um reconhecimento nacional e internacional que o habilita a buscar novos mercados. “O selo é um diferencial competitivo, indica aos consumidores que aquele é um produto de qualidade garantida”, diz o gerente de certificação do IMA, Rogério Fernandes.

 

O procedimento para manutenção da chancela do Inmetro é anual e realizado em duas etapas. Na primeira, a equipe do Inmetro composta por dois avaliadores e um especialista observa as condições organizacionais de procedimentos internos do IMA para a certificação.

 

São avaliados procedimentos e formulários utilizados para o sistema de gestão de qualidade em relação ao atendimento da norma internacional ISO 17.065/2013 e da portaria do Inmetro específica para a cachaça de nº 276/ 2009. Na segunda etapa é realizada auditoria de campo, quando o Inmetro verifica a capacidade do IMA em auditar seus clientes in loco nas unidades de produção, em relação às fases do processo produtivo como a colheita, moagem, fermentação, destilação, armazenamento e envase. “A auditoria e consequente certificação realizada pelo IMA/Inmetro valoriza os produtos que podem ter preços até 30% maiores que as outras marcas”, diz Fernandes.

 

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