Inscrições de novas turmas do projeto ABC Cerrado

Os cursos são gratuitos e se destinam a agricultores e técnicos agrícolas do Distrito Federal e sete Estados

O prazo de inscrição para formação de novas turmas de capacitação em práticas sustentáveis do ABC Cerrado – projeto que apoia a redução da emissão de gás carbono na agricultura – vai até o dia 31 deste mês. As inscrições devem ser feitas apenas por meio do preenchimento da ficha disponível na internet. Os cursos são gratuitos e se destinam a agricultores e técnicos agrícolas.

 

O projeto é coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e faz parte do compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), assumido pelo governo brasileiro durante a 15ª Conferência das Partes (COP 15), na Dinamarca, em 2009.

 

As capacitações têm vagas limitadas e a previsão é que comecem em março. Os cursos são dados por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A expectativa é que até o fim do primeiro semestre deste ano sejam atendidos, aproximadamente, 4,2 mil produtores e técnicos.

 

A carga horária das capacitações é de 56 horas, divididas em quatro encontros. As principais atividades do projeto são a formação profissional dos produtores nas tecnologias e a assistência técnica e gerencial de propriedades rurais. O ABC Cerrado é desenvolvido no Distrito Federal e em sete estados desse bioma: Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Bahia, Piauí e Minas Gerais. As capacitações serão realizadas no DF e nesses Estados.

 

Segundo a Secretaria do Produtor Rural e Cooperativismo do Mapa, a meta do ABC é capacitar 12 mil produtores rurais em três anos (duração do projeto). Nesse período, 2 mil propriedades de Minas, Goiás, do Tocantins, Maranhão e de Mato Grosso do Sul também terão assistência gratuita por 18 meses.

 

Deixe seu comentário

Leia mais