Ferrugem asiática. defensivo agrícola. doença da soja. nota técnica. farming brasil
DATA: 06/07/2017

Ihara lança fungicida com molécula inédita contra a ferrugem da soja

A combinação de princípios ativos presente no produto é uma importante ferramenta para o manejo de resistência SF Agro

Acompanhando o avanço das doenças e da resistência aos fungicidas no Brasil, a Ihara lança o FUSÃO EC, produto que conta com uma molécula inédita contra a ferrugem da soja e outras doenças. A Ihara desenvolveu o novo fungicida com a metominostrobina, um princípio ativo exclusivo e nunca antes utilizado no Brasil.

 

“A metominostrobina é uma estrobilurina inédita, e chega em um cenário em que a resistência da ferrugem da soja a fungicidas deste grupo já está estabelecida. Assim sendo, sua performance superior no controle desta doença deve se manter ao longo do tempo”, diz o gerente de Fungicidas da Ihara, Luis Demant.

 

Alta proteção

Além da eficácia, FUSÃO EC traz como diferencial sua ação sobre toda a planta, o que aumenta a proteção. “O FUSÃO EC é o fungicida mais sistêmico deste grupo no mercado, a sua alta velocidade de absorção e movimentação na planta faz com que ele aja muito mais rápido, reduzindo a ação das doenças”, diz Demant.

 

Ferrugem asiática

Identificada pela primeira vez no país em meados de 2001, a ferrugem asiática da soja é hoje um dos principais problemas do campo. Segundo pesquisadores, a cada safra, o aumento da resistência da doença aos defensivos existentes gera uma despesa adicional anual de cerca de 20% para os produtores. De acordo com dados da Embrapa, estima-se que o Brasil já tenha gasto mais de US$ 23,4 bilhões em pesquisas e ações no controle do fungo.

 

A Ihara divulgou que o produto é indicado para o controle de fungos em milho, trigo, feijão, algodão e arroz. Entre seus diferenciais estão o controle efetivo do complexo de doenças do milho (ferrugem-polisora, cercosporiose e mancha-phaeosphaeria) e de manchas no trigo (mancha-amarela e mancha-marrom), além do brusone no arroz e da mancha-angular no feijão.

 

Manejo de resistência

A combinação de princípios ativos presente no FUSÃO EC também é uma importante ferramenta para o manejo de resistência. O produto é uma mistura de uma estrobilurina (metominostrobina) com um triazol (tebuconazol). Segundo Demant, as misturas de ativos de diferentes grupos ajudam a preservar a eficiência de controle do produto.

 

Conheça a revista Farming Brasil!

Revista Farming Brasil. Ano 1, edição 2.

Farming Brasil

A segunda edição da revista Farming Brasil foi lançada com mais de 100 páginas de conteúdo agronômico. Na reportagem de capa, produtores revelam os detalhes do manejo de sucesso que garantiram uma colheita de 290 sacas por hectare.

As reportagens contam como melhorar a gestão de insumos, apresentam técnicas de manejo, novidades no mercado de maquinário agrícola e dicas preciosas para ajudar o agricultor e o pecuarista a lucrar mais na fazenda. Para adquirir a revista, entre em contato conosco (envie sua mensagem aqui).

Cadastre-se para receber notícias gratuitamente da Farming Brasil por e-mail: sfagro.com.br/cadastro

Qual é a sua dúvida agronômica? Para pedir uma reportagem ao site SF Agro, clique aqui e envie uma mensagem para a equipe de jornalistas.


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.

Leia mais