Integração Lavoura-Pecuária-Floresta - ILPF.

GTPS lança consulta para Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável

É uma ferramenta de autoavaliação, em que o usuário avalia o seu próprio desempenho ou dos integrantes de sua cadeia de valor

O Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) lança hoje, 7 de março, a segunda Consulta Pública para o Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável. A etapa tem o intuito de compilar comentários de entidades, formadores de opinião e público geral.

 

O documento tem como objetivo encorajar todos os elos da cadeia de valor da pecuária bovina a usarem indicadores como uma ferramenta de busca da sustentabilidade.  Elaborado pela Comissão de Desenvolvimento do Guia do GTPS, o material foi construído com a participação de todos os setores interessados na sustentabilidade da pecuária, conforme orientações internacionais da ISEAL Alliance para processos participativos de múltiplos atores. O Guia de Indicadores contempla uma abordagem gradual com diferentes estágios de desempenho, aplicável a todos os elos da cadeia de valor da pecuária bovina brasileira.

 

Como é uma ferramenta de autoavaliação, será responsabilidade de cada usuário avaliar o seu próprio desempenho ou dos integrantes de sua cadeia de valor. Porém, o  GTPS não verifica, endossa, certifica e emite qualquer parecer ou selo aos usuários do GIPS, e não autoriza qualquer usuário a emitir declarações ou utilizar a logomarca do GTPS.

 

Segundo o presidente do GTPS, Fernando Sampaio, a intenção deste Guia é ser inclusivo. “Queremos contemplar desde os iniciantes na jornada da sustentabilidade até os que buscam demonstrar resultados alcançados. Temos certeza de que todos os elos da cadeia podem se tornar ainda mais sustentáveis”, observa.

 

O material, que já passou por uma primeira etapa de consulta pública, está disponível na internet. Os Interessados têm até o dia 7 de abril para enviar comentários sobre o documento (acesse o documento clicando aqui).

 

 

Deixe seu comentário